Sabia que o seu site precisa de uma auditoria de SEO periodicamente? Afinal, isso vai ajudar, e muito, a melhorar seu posicionamento no Google e garantir que sua estratégia de SEO funcione.
A auditoria de SEO precisa ser periódica porque o algoritmo do Google é atualizado constantemente. Além disso, com o passar do tempo, surgem erros, com links, por exemplo, que precisam ser detectados e eliminados.
O que é auditoria de SEO
Essa é uma auditoria que serve para identificar falhas na estratégia de SEO. Portanto, isso engloba o seu site, o conteúdo que você produz para o seu nicho e a identificação de oportunidades de melhoria em domínios externos.
Um exemplo disso é que uma auditoria de SEO pode te ajudar a encontrar palavras-chave que seus concorrentes utilizam e você não.
Algumas ferramentas ajudam muito a fazer um acompanhamento mais detalhado.Por isso, conheça um pouco mais sobre elas e confira algumas dicas que irão facilitar seu trabalho.
Dicas para fazer sua auditoria de SEO
Fazer uma auditoria de SEO no seu site é um trabalho minucioso e que exige tanto o uso de ferramentas, quanto a sua análise enquanto profissional atuante em determinado nicho.
Defina as palavras-chave que você quer ranquear
Definir a palavra-chave é o ponto de partida para uma estratégia de SEO eficaz. Sendo assim, você precisa saber quais os termos têm bom desempenho nas buscas, pois isso influencia principalmente no tráfego orgânico.
Feito essa parte, é importante acompanhar as palavras-chave que seu site rankeia. Essa ação é importante para entender a posição do site no Google para diferentes termos usados no seu nicho.
Veja como a sua marca é citada
A menção da sua marca na Internet reflete a reputação e a credibilidade da sua empresa.
Se você digitar o nome da sua empresa no Google, o que aparece? Boas recomendações? Reclamações em sites como Reclame Aqui?
Analise de que forma a sua marca é mencionada na Internet e como isso pode estar interferindo nos seus resultados, tanto em termos de negócio quanto no Marketing Digital.
Veja se o seu site possui erros
Com o passar do tempo os conteúdos vão se acumulando no seu site e isso favorece o aparecimento de erros. Ao deletar uma página, por exemplo, você precisa redirecionar sua URL para outra página do seu domínio para que o famoso erro 404 não atrapalhe o posicionamento do seu site.
Portanto, a quantidade de erros é um dos fatores que influenciam a experiência do usuário e o Google leva isso em consideração.
Verifique suas redes sociais e as urls que estão lá
Use URLs curtas, isso é importante para que o usuário compreenda mais rapidamente o conteúdo abordado nas páginas. Além disso, é uma regra de navegabilidade, ou seja, URLs longas mostram que as páginas estão distantes da página inicial, e, portanto, são mais difíceis de acessar.
Ferramentas que ajudam você a realizar auditoria de SEO
Usar ferramentas que ajudam você a realizar uma auditoria de SEO é muito recomendado para que você tenha uma visão mais ampla do que acontece dentro e fora do seu site e otimize seu desempenho.
SEMrush
O SEMrush permite que você cadastre um projeto na ferramenta e clique em Site Audit. Com esses dados é possível realizar diversas análises de desempenho incluindo mecanismos de busca e redes sociais.
Screaming Frog
O Screaming Frog é uma ferramenta essencial para auditoria de SEO, é possível rastrear páginas, assim como no próprio Google, mas com acesso a informações relevantes para a sua auditoria, como os erros encontrados no seu site.
Google Search Console
O Google Search Console traz várias informações úteis de indexação e posicionamento do seu site. Você consegue visualizar quantas e quais são as palavras-chaves que movimentam suas páginas no tráfego orgânico.
Conclusão
Aqui abordamos apenas algumas ferramentas mais utilizadas, mas existem diversas plataformas que te ajudam na auditoria de SEO. Mas o uso delas não dispensa a sua análise sobre todos os aspectos que envolvem o SEO.
O que quero dizer é que as ferramentas são essenciais para te ajudar a encontrar problemas. Mas a solução para esses problemas dependerá do seu conhecimento e da sua avaliação.
No entanto, a ferramenta é importante porque otimiza as informações e faz com que você ganhe tempo.
Tenha em mente que o foco principal da auditoria de SEO é otimizar a experiência do usuário, pois em última análise é isso que o Google valoriza para indexar e posicionar um site.
Uma auditoria de SEO completa não é algo propriamente simples de se fazer, por isso, uma opção é contar com uma Consultoria especializada e com profissionais com expertise nesse tipo de análise.
Para isso, você pode contar com o apoio da Audi Consultoria Digital para obter os melhores resultados para o crescimento orgânico do seu negócio.
Conta aqui para a gente se esse artigo foi útil para você e compartilhe-o com outras pessoas.
Posts Relacionados
-
Como ranquear meu site no Google - Passo a passo
Com certeza, você já deve ter se perguntado “Como ranquear meu site no Google”. Afinal,…
-
O que é SEO e para que serve?
Na era digital nenhuma pergunta fica sem resposta, basta perguntar para o Google: “O que…
-
Qual é o papel do SEO no Growth?
O que é SEO no Growth? O crescimento é o principal objetivo de toda empresa,…