Blog

Auditoria de SEO: Como fazer

Auditoria de SEO Como fazer

Sabia que o seu site precisa de uma auditoria de SEO periodicamente? Afinal, isso vai ajudar, e muito, a melhorar seu posicionamento no Google e garantir que sua estratégia de SEO funcione.

A auditoria de SEO precisa ser periódica porque o algoritmo do Google é atualizado constantemente. Além disso, com o passar do tempo, surgem erros, com links, por exemplo, que precisam ser detectados e eliminados.

O que é auditoria de SEO

Essa é uma auditoria que serve para identificar falhas na estratégia de SEO. Portanto, isso engloba o seu site, o conteúdo que você produz para o seu nicho e a identificação de oportunidades de melhoria em domínios externos.

Um exemplo disso é que uma auditoria de SEO pode te ajudar a encontrar palavras-chave que seus concorrentes utilizam e você não.

Algumas ferramentas ajudam muito a fazer um acompanhamento mais detalhado.Por isso, conheça um pouco mais sobre elas e confira algumas dicas que irão facilitar seu trabalho.

Dicas para fazer sua auditoria de SEO

Fazer uma auditoria de SEO no seu site é um trabalho minucioso e que exige tanto o uso de ferramentas, quanto a sua análise enquanto profissional atuante em determinado nicho.

Defina as palavras-chave que você quer ranquear

Definir a palavra-chave é o ponto de partida para uma estratégia de SEO eficaz. Sendo assim, você precisa saber quais os termos têm bom desempenho nas buscas, pois isso influencia principalmente no tráfego orgânico.

Feito essa parte, é importante acompanhar as palavras-chave que seu site rankeia. Essa ação é importante para entender a posição do site no Google para diferentes termos usados no seu nicho.

Veja como a sua marca é citada

A menção da sua marca na Internet reflete a reputação e a credibilidade da sua empresa.

Se você digitar o nome da sua empresa no Google, o que aparece? Boas recomendações? Reclamações em sites como Reclame Aqui? 

Analise de que forma a sua marca é mencionada na Internet e como isso pode estar interferindo nos seus resultados, tanto em termos de negócio quanto no Marketing Digital.

Veja se o seu site possui erros

Com o passar do tempo os conteúdos vão se acumulando no seu site e isso favorece o aparecimento de erros. Ao deletar uma página, por exemplo, você precisa redirecionar sua URL para outra página do seu domínio para que o famoso erro 404 não atrapalhe o posicionamento do seu site.

Portanto, a quantidade de erros é um dos fatores que influenciam a experiência do usuário e o Google leva isso em consideração.

Verifique suas redes sociais e as urls que estão lá

Use URLs curtas, isso é importante para que o usuário compreenda mais rapidamente o conteúdo abordado nas páginas. Além disso, é uma regra de navegabilidade, ou seja, URLs longas mostram que as páginas estão distantes da página inicial, e, portanto, são mais difíceis de acessar.

Ferramentas que ajudam você a realizar auditoria de SEO

Usar ferramentas que ajudam você a realizar uma auditoria de SEO é muito recomendado para que você tenha uma visão mais ampla do que acontece dentro e fora do seu site e otimize seu desempenho.

SEMrush

O SEMrush permite que você cadastre um projeto na ferramenta e clique em Site Audit. Com esses dados é possível realizar diversas análises de desempenho incluindo mecanismos de busca e redes sociais.

Screaming Frog

O Screaming Frog é uma ferramenta essencial para auditoria de SEO, é possível rastrear páginas, assim como no próprio Google, mas com acesso a informações relevantes para a sua auditoria, como os erros encontrados no seu site.

Google Search Console

O Google Search Console traz várias informações úteis de indexação e posicionamento do seu site. Você consegue visualizar quantas e quais são as palavras-chaves que movimentam suas páginas no tráfego orgânico.

Conclusão

Aqui abordamos apenas algumas ferramentas mais utilizadas, mas existem diversas plataformas que te ajudam na auditoria de SEO. Mas o uso delas não dispensa a sua análise sobre todos os aspectos que envolvem o SEO.

O que quero dizer é que as ferramentas são essenciais para te ajudar a encontrar problemas. Mas a solução para esses problemas dependerá do seu conhecimento e da sua avaliação.

No entanto, a ferramenta é importante porque otimiza as informações e faz com que você ganhe tempo.

Tenha em mente que o foco principal da auditoria de SEO é otimizar a experiência do usuário, pois em última análise é isso que o Google valoriza para indexar e posicionar um site.

Uma auditoria de SEO completa não é algo propriamente simples de se fazer, por isso, uma opção é contar com uma Consultoria especializada e com profissionais com expertise nesse tipo de análise.

Para isso, você pode contar com o apoio da Audi Consultoria Digital para obter os melhores resultados para o crescimento orgânico do seu negócio.

Conta aqui para a gente se esse artigo foi útil para você e compartilhe-o com outras pessoas. 

Compartilhar:

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.