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Como a Coin Cloud Brasil teve um crescimento de 656% no tráfego de pesquisa orgânica em apenas 6 meses

Como a Coin Cloud Brasil teve um crescimento de 656% no tráfego de pesquisa orgânica em apenas 6 meses

Sobre a Coin Cloud

A Coin Cloud é operadora líder mundial de ATM e está criando um futuro com moeda digital para todos. Eles possuem mais de 5.000 máquinas de moeda digital da Coin Cloud nos EUA e no Brasil que permitem que você compre e venda Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas com dinheiro.

Antes da nossa parceria, não havia nenhum trabalho de SEO feito no site da Coin Cloud Brasil.

Afinal, todo dono de startup com quem já pudemos trabalhar está equilibrando um milhão de coisas ao mesmo tempo. Eles são o CEO, CTO, CFO, um exército de um homem só, no caso desse cliente, de uma mulher só e seu time enxuto.

Mas, a nossa cliente tinha uma noção clara do que queria: uma estratégia para apoiar seu objetivo de serem conhecidos por seu conteúdo educacional sobre criptomoedas voltado para pessoas que tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre cripto ou caixas eletrônicos de bitcoin. 

O Problema

No universo das criptomoedas, são poucos players que conseguem veicular anúncios pagos, com a Coin Cloud Brasil não é diferente, eles também não conseguem. 

Todo trabalho de marketing é feito organicamente, um verdadeiro trabalho de formiguinha, por isso, encontrar estratégias que ajudem a acelerar esse processo de crescimento se faz necessário a todo momento. 

Quando chegaram  à Audicon, eles tinham três problemas:

  • O site quase não tinha tráfego.
  • Não tinham um blog.
  • Precisavam ser encontrados a partir de conteúdos educacionais sobre cripto.

Cabia a nós conduzir aquele foguete, afinal, já havíamos realizado o mesmo trabalho com clientes do mercado cripto.

O Percurso

A razão pela qual deu certo a nossa estratégia é que tínhamos um nicho bem definido para trabalhar e ainda tínhamos espaço para crescimento. Um dos erros de conteúdo mais comuns é quando as marcas assumem que escrever sobre temas amplos atingirá o público mais amplo. 

Esse tipo de abordagem é que ela não considera a dificuldade em classificar para esses temas mais amplos, além de não vincular a estratégia de conteúdo ao que é único na oferta de produtos da empresa. 

Nosso cliente não estava tentando classificar para a palavra-chave “bitcoin”. Eles possuem mais de 40 moedas digitais e estavam preocupados se o público, que ainda é inseguro com relação às criptomoedas, teriam todas as informações necessárias para tomarem a decisão certa na hora de visitarem um ATM. 

Foi então que começamos a focar nossa estratégia de conteúdo com base em palavras-chave que teriam um volume de pesquisa alto o suficiente para atrair vários visitantes por mês e uma dificuldade baixa o suficiente para que pudéssemos competir nela.

Com isso estaríamos educando o público-alvo, capturando tráfego e gerando confiança para os visitantes. 

Uma abordagem que sempre somos a favor é focar na educação sobre o produto e o mercado em que ele está inserido. Priorizar isso, nos ajudou a identificar uma estratégia de palavras-chave que moveria os ponteiros.

Estimamos que levaria cerca de seis meses para começar a ranquear as palavras-chave que mapeamos. Afinal, essa é a média que muitas agências ou consultorias de SEO preveem. 

No nosso caso, atingimos alguns ranqueamentos muito mais rápido do que imaginávamos. É o que vamos explicar a seguir. 

Objetivos do projeto

Depois de realizar uma auditoria abrangente do site, nós criamos um plano para ajudar a Coin Cloud Brasil a melhorar seus objetivos de busca orgânica, com foco nestas estratégias essenciais:

  1. Auditoria de SEO completa do site para identificar e priorizar todos os problemas técnicos;
  2. Estabelecimento de uma estratégia de conteúdo, com a criação do blog da empresa;
  3. Otimização completa do site para construir uma base sólida de SEO;
  4. Estratégia de divulgação do conteúdo para redes sociais;
  5. Criação de e-mail marketing com foco em engajamento da base com os conteúdos.

O core do projeto foi apostar no Marketing de Conteúdo que, além de gerar posicionamento orgânico e fortalecer o posicionamento da marca através do branding SEO, eles vêm construindo uma audiência engajada para a empresa, que está interessada pelos seus conteúdos, fazendo dela seu próprio veículo de mídia.

Sabemos bem que a concorrência enfrentada na Internet está cada dia maior. Nunca tivemos tantos concorrentes, produtos, conteúdos sendo produzidos, tantas opções, tantas distrações e tão pouco tempo para investir no produto certo e na hora certa. 

E por causa dessa variedade de opções, temos um consumidor mais consciente e exigente, que procura por informações seguras antes de decidir comprar.

Então nós construímos para Coin Cloud Brasil um canal proprietário, que traz conteúdos educativos sobre os principais assuntos de interesse das personas desenhadas, incluindo criptomoedas, investimento tradicional e atm.

Como isso, ela se tornou o seu próprio veículo de mídia.

Grandes empresas estão nesse mesmo movimento ao desenvolver seus próprios canais e, inclusive, comprar canais de conteúdo já existentes. Exemplos disso são:

  • A XP Investimentos, que em 2011 adquiriu a InfoMoney;
  • Em seguida, Jeff Bezos, CEO da Amazon, comprou o Washington Post;
  • O BTG Pactual comprou a Exame em 2019;
  • O Magazine Luiza comprou o CanalTech, a InLoco e a Hubsales em 2020, e a Jovem Nerd (NerdCast) em 2021.

Todos eles sabem de uma coisa: gerar valor para sua audiência. 

A Estratégia

Através de nossos anos de experiência em otimização, desenvolvemos um modelo de abordagem de SEO ideal, o que chamamos de Método AC – Acelerar o Crescimento.

Auditoria técnica

Começamos com uma auditoria de SEO completa, implementamos as melhores práticas de SEO em todos os elementos de back-end e UX, porque mesmo o melhor conteúdo não será bem classificado nos resultados de pesquisa orgânica se não for bem otimizado.

Se o site oferecer uma experiência de navegação ruim devido à velocidade de carregamento lenta ou não ser compatível com dispositivos móveis, ele não terá uma boa classificação nas pesquisas.

A auditoria técnica de SEO nos ajudou a rastrear o seguinte:

  • Core Web Vitals
  • Erros HTTP
  • Erros de dados estruturados
  • Velocidade de carregamento da página
  • HTTPS
  • Vinculação interna
  • Rastreabilidade
  • Problemas de JavaScript e CSS

Pesquisa de palavras-chave 

Para melhorar a classificação do site do nosso cliente nas SERPs, era importante segmentar o conjunto certo de palavras-chave. Desenhamos um plano estratégico de marketing de conteúdo, criando conteúdo focado nas palavras-chave e frases principais de SEO que forneceriam valor educacional, influenciariam nas decisões de compras, estabeleceriam confiança e aumentariam a autoridade do mecanismo de pesquisa.

Nosso primeiro passo foi encontrar as palavras-chave apropriadas para a Coin Cloud Brasil. Decidimos segmentar dois grupos separados de palavras-chave:

  • Compradores que tinham conhecimento sobre cripto
  • Compradores que não tinham conhecimento sobre cripto

    Em seguida, pegamos as palavras-chave mapeadas, examinamos o comportamento de pesquisa por trás delas e começamos a escrever artigos no blog para direcionar a intenção de pesquisa por trás das pessoas que as usam.

Três meses depois, começamos uma campanha de PR para criar backlinks para nosso conteúdo também.

Análise de concorrentes

Juntamente com a pesquisa de palavras-chave, também realizamos uma pesquisa aprofundada sobre as estratégias de SEO dos concorrentes diretos e indiretos do nosso cliente.

O objetivo aqui era entender a classificação dos concorrentes para as palavras-chave que estávamos segmentando.

Para isso, aproveitamos a ferramenta Keyword Gap fornecida pela Semrush . Isso nos ajudou a entender onde nosso cliente estava e o que mais precisávamos para ajudá-lo a superar seus concorrentes.

Captura de tela via SemRush

Ao olhar mais de perto para as páginas que estavam ranqueando para “comprar moedas digitais”, percebemos que a maioria dos domínios tinham nota superior a 40 e a autoridade da Coin Cloud Brasil ainda estava em 6, o que construir uma autoridade praticamente do zero é sempre um desafio. 

Mas percebemos que os conteúdos voltados para essa palavra-chave eram muito técnicos ou rasos. E como temos um time de conteudistas especialistas em criptomoedas, ficamos confiantes em escrever artigos que pudessem superar essas lacunas. 

KPI’s – Medindo o Sucesso

À medida que as alterações e otimizações de SEO foram implementadas em todo o site da Coin Cloud Brasil, foi dada muita atenção ao impacto no desempenho da pesquisa orgânica para garantir que as coisas estivessem na direção certa. Embora as melhorias de SEO possam levar um tempo substancial para começar a mostrar uma mudança positiva para o tráfego orgânico, a Coin Cloud Brasil alcançou um crescimento significativo no tráfego de SEO em menos de seis meses.

O tráfego de SEO foi monitorado de perto e as tendências crescentes no tráfego orgânico foram observadas pela primeira vez em apenas dois meses após o início do projeto de SEO.

Mas os resultados que tivemos com este projeto, vem a seguir.

Os Resultados

Com o resultado dos esforços de otimização da AudiCon, o desempenho de pesquisa orgânica da Coin Cloud Brasil mostrou uma melhoria significativa nos principais KPIs em apenas seis meses. 

Esses números demonstram o impacto real que uma estratégia de SEO bem planejada e executada pode ter em qualquer negócio, além de melhorar cada vez mais a longo prazo.

Saúde do site

Em dezembro de 2021 a saúde do site, segundo a ferramenta AhRefs, estava comprometida com uma nota de 12, o que exigiu muitas correções técnicas. E, após a nossa auditoria técnica, a saúde do site foi para 93 em apenas um mês.

Captura de tela via AhRefs

Tráfego orgânico

Antes de nos contratar, o site da Coin Cloud Brasil recebia aproximadamente 500 visitas orgânicas por mês. Em três meses, chegamos a mais de 4.000 visitantes orgânicos mensais, que só continuaram a aumentar. 

Um crescimento de 656%

Captura de tela via SemRush

Ranqueamento de palavras-chave

Talvez a parte mais difícil não seja a pesquisa ou a divulgação, mas sim a escrita. Se você criar uma boa estratégia de conteúdo, estará à frente de 95% da concorrência que é preguiçosa demais para escrever algo em profundidade e de forma consistente.

A maneira mais simples de fazer isso é olhar para o que todos os outros em um lugar de destaque têm de diferencial em seus artigos e depois fazer melhor. E foi o que fizemos. 

Isso geralmente significa alguma combinação de:

  • Adicionar mais informações e kw
  • Fornecer informações mais atualizadas
  • Tornar seu artigo mais acionável pelos mecanismos de busca
  • Criar um artigo mais legível

Esse é um dos poucos benefícios de começar com um blog novo. Muitos de seus concorrentes já fizeram o trabalho duro. Nós simplesmente encontramos lacunas em seu conteúdo que poderiam ser preenchidos.

Abaixo mostramos o crescimento do ranqueamento de kw e também alguns snippets que foram ativados através dos artigos do blog.

Um crescimento de 2.800%

Captura de tela via SemRush

KW: investir em bitcoin é seguro

KW: investir em bitcoin é seguro

KW: caixa eletrônico de bitcoin

Digital PR

No quarto mês de projeto sugerimos ao nosso cliente colocar em prática a terceira etapa do nosso método: estratégia de link building, que envolve bastante uma estratégia de PR+SEO. 

Nós indicamos nosso parceiro de PR, a PUB COMUNICA, que criou a divulgação de matérias relevantes na imprensa, o que ajudou a aumentar ainda mais a autoridade de domínio da Coin Cloud Brasil e conquistar backlinks importantes.

Autoridade de domínio

Como podem ver na imagem abaixo, em dezembro de 2021 a autoridade de domínio deles era de 6, através da estratégia de SEO da Audicon, fomos para 22 em autoridade de domínio.

Funil de Vendas

A Coin Cloud Brasil também aproveitou o marketing de conteúdo como uma peça chave na estratégia do funil de vendas.

Obviamente, eles não esperavam que o conteúdo resolvesse todos os seus problemas. Nem que todos os artigos do blog fossem convertidos. Ainda bem, né? 

Mas usaram o blog como um canal no topo do funil para fornecer educação e gerar reconhecimento de marca e fundo de funil para divulgação do seu produto. 

Quando se trata de produtos tão específicos como as criptomoedas, que nem todo mundo está familiarizado e ainda existe muita insegurança na hora de negociar, a educação costuma ser a melhor escolha na estratégia de conteúdo. 

É uma jogada de longo prazo e, para esse cliente, tivemos a sorte de que também funcionou no curto prazo.

Outra ação foi criar formulários de capturas nas páginas que tinham mais tráfego e que eram a última que o público estava visitando, com isso foi possível começar a captação de leads para esse cliente. 

Leads

Uma das estratégias mais importantes do Marketing de Conteúdo é a geração de leads. Isso também ficou provado com a Coin Cloud Brasil: após focar em produzir conteúdos de valor para sua audiência, foram gerados muitos de leads qualificados!

E-mail Marketing e Newsletter

Também iniciamos um relacionamento por meio do e-mail marketing com cada lead através de réguas personalizadas. Além disso, criamos a CoinLetter, uma newsletter contextualizada sobre o mercado de investimentos e conteúdos do blog.

Aprendizados

O Google não se importou com o site por tanto tempo que trazer esse site de volta à vida levaria 6 meses no mínimo. Se considerarmos os problemas de rastreamento, indexação e renderização.

Os links novos não funcionam do dia para a noite. Eles levam tempo para serem rastreados e indexados antes de começar a passar qualquer autoridade para o site de destino. 

Na maioria dos casos, leva tempo para ver os resultados de SEO. 

Um crescimento significativo pode levar de 6 a 12 meses, dependendo da qualidade técnica de seu site. No entanto, esse crescimento será consistente e duradouro, pois é baseado nas necessidades do usuário.

Por isso, precisávamos muito investir em conteúdo, mas atuamos dentro das possibilidades do nosso cliente. Se tivéssemos publicados mais artigos, com certeza nossos números seriam multiplicados. Só que aqui na Audicon nós gostamos de trabalhar dentro das possibilidades dos nossos clientes.

E é por isso que aumentar seus esforços é tão importante para SEO.

Se tivéssemos parado de produzir conteúdo ou parado de criar links no mês 4, nós não teríamos os resultados que obtivemos.  

Temos uma mentalidade de growth, por isso, nunca nos contentamos com o “está bom o suficiente”. Sempre continuamos buscando maneiras de melhorar o desempenho do site, otimizar a experiência do usuário e deixar o nosso conteúdo o mais atualizado possível.

Coin Cloud Brasil – Em suas próprias palavras

“Adorei trabalhar com a Julia e sua equipe. Além de ser muito talentosa no que faz, Julia é uma ótima ouvinte, capaz de construir estratégias e entregar resultados rapidamente. Você pode pensar que está contratando Julia para um projeto específico, mas ela lhe dará sugestões e melhorias fora do escopo, porque ela realmente se preocupa com o sucesso do seu negócio. se você está procurando uma agência que pareça uma equipe dedicada em casa, você não vai errar com a Audi.”
Isabela Rossa – Country Manager

Conheça a AudiCon

Existe uma estratégia de SEO para cada negócio – incluindo o seu.

Muitas vezes – seja devido a experiências passadas ou falta de conhecimento – alguns empresários sentem que sua empresa é a exceção. 

Talvez eles pensem que sua área de atuação é muito – ou pouco – competitiva e não conseguirão bons resultados. 

Ou eles até acham que o SEO pode funcionar, mas que seria muito caro para eles se compararem aos seus concorrentes.

O que muitas agências dizem por aí é que SEO é “mágico” e que basta fazer algumas otimizações e pronto. Seu site estará na primeira página. Mas se esquecem do principal: conteúdo. 

Nós temos provado aos nossos clientes que não existe mágica em SEO e que é um trabalho parecido com os investimentos: foco no longo prazo e aporte mensal.

Tudo o que é preciso para o seu negócio ter sucesso é usar a estratégia certa, direcionar as palavras-chave certas e criar o conteúdo certo. Para fazer isso, você precisa do parceiro de SEO certo.

Entre em contato com a AudiCon hoje mesmo e vamos trabalhar na elaboração de uma estratégia de SEO para você que trará mais visitantes e clientes para o seu negócio.

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