A pandemia trouxe uma mudança no comportamento do consumidor e tornou a presença digital imprescindível para qualquer negócio, seja ele uma empresa tradicional ou uma startup. No artigo de hoje vamos explicar como começar a trabalhar com marketing digital.
Começar um negócio inovador, conseguir investimento, fazer o pitch perfeito e adotar metodologias eficazes para iniciar no Marketing Digital são alguns dos desafios de uma startup.
A estratégia de marketing digital é parte imprescindível da estratégia de crescimento de uma empresa, principalmente para quem está ingressando no mercado.
O que ninguém conta sobre como começar a trabalhar com Marketing Digital é que não existem fórmulas milagrosas, ou aquela famosa “receita de bolo” que garantirá o sucesso.
Seria fácil se fosse assim, mas o primeiro passo para iniciar no Marketing Digital é construir uma estratégia digital conectada com o seu público e com o seu negócio e buscar soluções criativas.
Como funciona o marketing digital
O ponto de partida é a criação de uma estratégia de crescimento sustentável e alinhada ao negócio.
É preciso ter em mente quais os objetivos macro do negócio e traçar metas menores para alcançá-lo.
Mesmo com um departamento de marketing enxuto, é possível dar os primeiros passos em direção ao crescimento sustentável com o auxílio de ferramentas que otimizam os resultados.
Com o auxílio das ferramentas certas, é possível testar uma estratégia e entender se ela está funcionando ou não.
Isso é possível porque os dados obtidos com o uso das ferramentas certas são precisos e permitem uma análise em tempo real de tudo que acontece no seu negócio.
Por que investir no marketing digital?
O seu público-alvo certamente consome conteúdo digital, seja pesquisando no Google ou navegando pelas redes sociais, então nada melhor do que investir em ações que atendam seus anseios.
Isso é válido tanto para empresas que atuam no segmento B2B, quanto B2C, pois sabemos que quem consome informações e toma decisões são sempre pessoas.
O Marketing Digital tem a capacidade muito maior de alcance do seu público-alvo do que o tradicional, ou seja, sem a necessidade de investir muito dinheiro é possível ampliar o faturamento da empresa.
Principais vantagens em trabalhar com marketing digital
As ações de marketing online permitem segmentar o público e direcionar as ações de marketing de forma mais assertiva.
Além disso, é possível medir a performance das campanhas em tempo real, testar e aperfeiçoar as estratégias constantemente.
Ao fazer isso, sua empresa evita gastos desnecessários, investindo em ações que não trazem os resultados esperados.
Todo resultado é medido
Para avaliar se uma estratégia gera resultados ou não, é preciso testar, e para testar você precisa definir os indicadores certos para medir se as ações de marketing são eficazes.
Não há como melhorar resultados sem avaliar custos e testar constantemente, tenha em mente que analisar resultados permite dimensionar o seu negócio e viabilizar o retorno do investimento.
A parte difícil é definir os indicadores e como analisá-los de forma eficiente, mas uma vez feito isso, as decisões serão direcionadas com foco nos objetivos do negócio.
A forma mais eficaz de se chegar a um resultado é medi-lo, e para isso você precisa ter o total controle das suas ações.
Principais conceitos do marketing digital
Você já deve ter ouvido falar em “jornada de compra” e “funil de vendas”, essas expressões são muito comuns no Marketing Digital, mas o que elas significam?
A jornada de compra representa as etapas que seu cliente percorre antes de comprar o seu produto ou serviço.
As etapas do funil se dividem em: atração, retenção e conversão, que é o momento em que ocorre a venda.
Além disso, o Growth Hacking, que é uma forma de fazer marketing baseada em testes e métricas, ajuda sua empresa a encontrar oportunidades, e criar estratégias de crescimento.
Em outras palavras, a técnica do Growth Hacking utiliza a análise de métricas e dados do negócio para orientar a tomada de decisões e consiste numa solução eficaz para Startups, cujo objetivo principal é acelerar seu crescimento.
Vale lembrar que antes de implementar qualquer estratégia de marketing é super importante definir um bom produto ou serviço e entender o comportamento do seu público-alvo.
Resumindo: Você analisa os dados, obtém insights e cria ou redesenha estratégias eficientes conforme as necessidades do seu projeto.
Se você realmente conhece o que o seu cliente deseja, você consegue entregar o que ele deseja.
Quero construir minha equipe no marketing digital
O ideal é contar com uma equipe multidisciplinar que possa analisar de forma ampla o seu negócio para identificar oportunidades e propor soluções, além de orientar a tomada de decisões de maneira coordenada e estratégica.
Além disso, é preciso monitorar a evolução dos resultados continuamente, por meio de ferramentas que permitam a análise precisa dos dados sobre sua persona, seu comportamento, tendências de mercado etc.
Os dados não mentem, por isso uma equipe capacitada para analisar e interpretar esses dados é fundamental.
Afinal, cada empresa é única e tem suas peculiaridades, por isso contar com profissionais que possuem vivência no Marketing Digital, certamente trará resultados positivos para o seu negócio.
Como começar a trabalhar com marketing digital
Ter um site ou estar presente nas redes sociais é uma forma de iniciar no marketing digital, mas lembre-se, é preciso ter constância.
A produção de conteúdo relevante e constante nos canais digitais alinhados a sua persona, é o primeiro passo para sua empresa crescer digitalmente.
É assim que sua empresa começa a ter engajamento, divulga a marca, aumenta o número de clientes e o tráfego do site.
Mas esse é realmente só o primeiro passo, para ter um crescimento constante e sustentável, considere contar com uma consultoria em marketing.
Uma consultoria especializada em crescimento digital ajuda seu negócio a crescer digitalmente orientado por estratégias bem planejadas e testadas para atingir resultados.Conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas.
Aproveite e venha conhecer também a consultoria da Audicon e garanta os melhores resultados para o seu negócio!
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