Blog

Como começar a trabalhar com marketing digital: o que ninguém conta sobre

Como começar a trabalhar com marketing digital

A pandemia trouxe uma mudança no comportamento do consumidor e tornou a presença digital imprescindível para qualquer negócio, seja ele uma empresa tradicional ou uma startup. No artigo de hoje vamos explicar como começar a trabalhar com marketing digital.

Começar um negócio inovador, conseguir investimento, fazer o pitch perfeito e adotar metodologias eficazes para iniciar no Marketing Digital são alguns dos desafios de uma startup.

A estratégia de marketing digital é parte imprescindível da estratégia de crescimento de uma empresa, principalmente para quem está ingressando no mercado.

O que ninguém conta sobre como começar a trabalhar com Marketing Digital é que não existem fórmulas milagrosas, ou aquela famosa “receita de bolo” que garantirá o sucesso.

Seria fácil se fosse assim, mas o primeiro passo para iniciar no Marketing Digital é construir uma estratégia digital conectada com o seu público e com o seu negócio e buscar soluções criativas.

Como funciona o marketing digital

O ponto de partida é a criação de uma estratégia de crescimento sustentável e alinhada ao negócio.

É preciso ter em mente quais os objetivos macro do negócio e traçar metas menores para alcançá-lo.

Mesmo com um departamento de marketing enxuto, é possível dar os primeiros passos em direção ao crescimento sustentável com o auxílio de ferramentas que otimizam os resultados.

Com o auxílio das ferramentas certas, é possível testar uma estratégia e entender se ela está funcionando ou não.

Isso é possível porque os dados obtidos com o uso das ferramentas certas são precisos e permitem uma análise em tempo real de tudo que acontece no seu negócio.

Por que investir no marketing digital? 

O seu público-alvo certamente consome conteúdo digital, seja pesquisando no Google ou navegando pelas redes sociais, então nada melhor do que investir em ações que atendam seus anseios.

Isso é válido tanto para empresas que atuam no segmento B2B, quanto B2C, pois sabemos que quem consome informações e toma decisões são sempre pessoas.

O Marketing Digital tem a capacidade muito maior de alcance do seu público-alvo do que o tradicional, ou seja, sem a necessidade de investir muito dinheiro é possível ampliar o faturamento da empresa.

Principais vantagens em trabalhar com marketing digital

As ações de marketing online permitem segmentar o público e direcionar as ações de marketing de forma mais assertiva.

Além disso, é possível medir a performance das campanhas em tempo real, testar e aperfeiçoar as estratégias constantemente.

Ao fazer isso, sua empresa evita gastos desnecessários, investindo em ações que não trazem os resultados esperados.

Todo resultado é medido

Para avaliar se uma estratégia gera resultados ou não, é preciso testar, e para testar você precisa definir os indicadores certos para medir se as ações de marketing são eficazes.

Não há como melhorar resultados sem avaliar custos e testar constantemente, tenha em mente que analisar resultados permite dimensionar o seu negócio e viabilizar o retorno do investimento.

A parte difícil é definir os indicadores e como analisá-los de forma eficiente, mas uma vez feito isso, as decisões serão direcionadas com foco nos objetivos do negócio.

A forma mais eficaz de se chegar a um resultado é medi-lo, e para isso você precisa ter o total controle das suas ações.

Principais conceitos do marketing digital

Você já deve ter ouvido falar em “jornada de compra” e “funil de vendas”, essas expressões são muito comuns no Marketing Digital, mas o que elas significam?

A jornada de compra representa as etapas que seu cliente percorre antes de comprar o seu produto ou serviço.

As etapas do funil se dividem em: atração, retenção e conversão, que é o momento em que ocorre a venda.

Além disso, o Growth Hacking, que é uma forma de fazer marketing baseada em testes e métricas, ajuda sua empresa a encontrar oportunidades, e criar estratégias de crescimento.

Em outras palavras, a técnica do Growth Hacking utiliza a análise de métricas e dados do negócio para orientar a tomada de decisões e consiste numa solução eficaz para Startups, cujo objetivo principal é acelerar seu crescimento.

Vale lembrar que antes de implementar qualquer estratégia de marketing é super importante definir um bom produto ou serviço e entender o comportamento do seu público-alvo.

Resumindo: Você analisa os dados, obtém insights e cria ou redesenha estratégias eficientes conforme as necessidades do seu projeto.

Se você realmente conhece o que o seu cliente deseja, você consegue entregar o que ele deseja.

Quero construir minha equipe no marketing digital

O ideal é contar com uma equipe multidisciplinar que possa analisar de forma ampla o seu negócio para identificar oportunidades e propor soluções, além de orientar a tomada de decisões de maneira coordenada e estratégica. 

Além disso, é preciso monitorar a evolução dos resultados continuamente, por meio de ferramentas que permitam a análise precisa dos dados sobre sua persona, seu comportamento, tendências de mercado etc. 

Os dados não mentem, por isso uma equipe capacitada para analisar e interpretar esses dados é fundamental. 

Afinal, cada empresa é única e tem suas peculiaridades, por isso contar com profissionais que possuem vivência no Marketing Digital, certamente trará resultados positivos para o seu negócio.

Como começar a trabalhar com marketing digital

Ter um site ou estar presente nas redes sociais é uma forma de iniciar no marketing digital, mas lembre-se, é preciso ter constância.

A produção de conteúdo relevante e constante nos canais digitais alinhados a sua persona, é o primeiro passo para sua empresa crescer digitalmente.

É assim que sua empresa começa a ter engajamento, divulga a marca, aumenta o número de clientes e o tráfego do site.

Mas esse é realmente só o primeiro passo, para ter um crescimento constante e sustentável, considere contar com uma consultoria em marketing.

Uma consultoria especializada em crescimento digital ajuda seu negócio a crescer digitalmente orientado por estratégias bem planejadas e testadas para atingir resultados.Conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas.

Aproveite e venha conhecer também a consultoria da Audicon e garanta os melhores resultados para o seu negócio!

Compartilhar:

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.