Hoje vamos trazer algumas estratégia sobre como crescer um canal de criptomoedas. Mas antes precisamos trazer alguns dados do YouTube.
Com mais de 3 bilhões de pesquisas mensais , o YouTube não é apenas uma plataforma de rede social popular, mas é SÓ o segundo maior mecanismo de buscas da Internet. O YouTube tem 2 bilhões de usuários ativos mensais que assistem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo na plataforma todos os dias. Ou seja, um dos melhores lugares para validar o crescimento orgânico através de uma estratégia de conteúdo.
Se criar uma campanha paga através do Google, Facebook e Instagram pode ser uma barreira de entrada para diversas corretoras de criptomoedas, ter uma estratégia no YouTube pode ser uma vantagem para exchanges e também empresas que desejam crescer organicamente.
Portanto, se você estiver disposto a participar de uma curva de aprendizado e tiver paciência o suficiente para ver o seu canal com poucos inscritos e views no início, poderá ganhar uma exposição significativa com foco no longo prazo.
O Mercado Bitcoin tem atualmente no YouTube, um canal com 165 mil assinantes. O canal de criptomoedas foi lançado em 2014 e em 2019 começamos a desenhar uma estratégia de produção de conteúdo e SEO. E desde então, o canal tem gerado milhares de visualizações por dia, das quais não pagamos NENHUM centavo para o YouTube. É só entrar no canal para você obter essas informações.
Devido à minha experiência em outras empresas e, ainda mais, pela falta de conhecimento do público dentro do nicho de criptomoedas, sempre defendi a ideia de que precisávamos focar em conteúdos educacionais.
Sim, foi muito desafiador criar um conteúdo envolvente, que fosse completamente novo e que de fato pudesse conquistar e educar o nosso público.
Neste artigo, mostrarei como transformar o seu canal do YouTube em um canal de aquisição que vai dar tração para o crescimento da sua exchange.
Formatos de conteúdo fundamentais para o YouTube
- Educacionais
Dentro desses conteúdos estão todos os vídeos que abrangem instruções, tutoriais, explicações sobre determinado termo ou produto. Sabemos muito bem que existe uma grande oportunidade em ter e manter um canal educacional. - Entretenimento
Aqui os vídeos acabam sendo mais desafiadores e, para ter sucesso, é preciso pensar fora da caixa e criar algo que as pessoas ainda não viram. Algumas possibilidades são vídeos de reações, cômicos e de truques. - Autopromoção
Aqui é bem nichado e relacionado ao produto ou serviço que você oferece. Geralmente, pessoas que assistem a esse vídeos são consideradas “fundo de funil” e é uma ótima maneira de agregar valor aos seus clientes.
Estratégia de marketing para canal de criptomoedas
Se você é uma exchange segura de criptomoedas ou oferece algum produto relacionado à cripto em sua empresa financeira, com toda certeza você deve estar tentando encontrar fórmulas para veicular anúncios pagos. E, a não ser que você tenha operações em algum país onde as criptomoedas estejam reguladas ou seja algum peixe grande que “curiosamente” tem seus anúncios liberados pelo Google e Facebook, você não irá conseguir.
Então, a única opção que tínhamos e qualquer empresa tem: crescimento orgânico, através de SEO.
Você precisa seguir a estratégia de funil tradicional no seu canal de criptomoedas – topo, meio e fundo – ao pensar no conteúdo a ser criado. O topo do funil é onde você traz conhecimento para sua marca. O meio do funil tenta construir confiança. O fundo do funil busca inspirar a alguma ação.
Conhecimento para sua marca através do topo de funil
Para a fase de topo de funil, o objetivo é atingir mais pessoas, então as opções são maiores.
A estratégia do topo de funil é criar conteúdos que irão engajar o maior número de clientes em potencial. Fizemos isso criando conteúdo educacionais básicos com foco em clientes que estavam chegando no Mercado Bitcoin. Tente fazer isso no seu canal de criptomoedas também.
Construção de confiança através do meio de funil
O meio do funil é onde as pessoas começam a aprender sobre quais são os atributos e valores da marca e os produtos que são oferecidos. Lembre-se: você não pode inserir essas informações em todos os vídeos, então a ideia aqui é pensar em como trazer um pouco da alma do seu negócio em cada vídeo.
Só assim você começa a construir uma confiança genuína, do contrário, será perceptível para o cliente que você está forçando a barra. O vídeo abaixo do Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, demonstra exatamente essa construção.
Tenha um conteúdo que seja relevante para o seu público
Aqui entra a parte mais difícil. Seu conteúdo deve sempre evoluir para permanecer relevante e atualizado para o seu público. Para diversificar ainda mais, considere levar esse público para assinar uma newsletter.
Abaixo vemos um vídeo de uma editoria recente que o MB lançou de um projeto que já estava engavetado, o ResuMB, com as principais notícias do mundo cripto. E quem tem dado muito certo neste formato.
Sua estratégia orgânica no YouTube
Sempre que você for desenhar uma estratégia para qualquer plataforma, você precisa entender qual é a estratégia daquela plataforma. No caso do YouTube, eles querem manter o público o maior tempo possível na plataforma – para que possam exibir o maior número possível de anúncios. (não são bobos, né?)
A estratégia principal é criar um conteúdo que:
1) Em primeiro lugar façam com que seus assinantes tenham o interesse em clicar e assistir;
2) Em segundo lugar vai chamar a atenção de pessoas semelhantes aos seus assinantes;
E, é óbvio, quanto mais conteúdo você cria, mais dados você tem sobre seu público e o que funcionou ou não, até mesmo para você poder executar mudanças sempre que necessário. Afinal, eu não canso de repetir, estratégia é algo vivo e necessita de ajustes o tempo todo.
Se possível, crie até três vídeos por semana e, na pior das hipóteses, crie um vídeo por mês. Se você não puder criar um vídeo por mês, infelizmente você não terá sucesso no YouTube e é melhor você gastar seu tempo e energia em outro canal.
Quanto menos vídeos, menores serão os resultados e alcance desses vídeos.
Quais métricas você deve se preocupar?
O bom das plataformas é que elas também estão dispostas a ajudar os usuários a atingirem suas metas. Por isso, o YouTube disponibiliza dados e ferramentas para nos ajudar. (era o mínimo, né?)
Mas eu deixaria duas principais métricas para você observar:
1) Taxa de cliques (CTR), que mostra o quanto sua miniatura e título são envolventes.
2) Duração Média da Visualização, que mostra a qualidade do conteúdo do seu vídeo.
Não custa lembrar que, cada estratégia de público tem métricas diferentes, ok? Poderíamos dizer que um CTR de 10% e um tempo médio de 5 minutos farão seu canal crescer exponencialmente, mas às vezes, o seu nicho de mercado é super engajado e não tem grande potencial de crescimento, o que não se aplica muito no nicho de criptomoedas que a cada dia só cresce. Obrigada, Satoshi.
Mas como melhorar a Taxa de Cliques?
Seu título e miniatura precisam contar uma história tão boa, mas tão boa que será irresistível não clicar naquele vídeo. Desperte esse senso de curiosidade no seu público. E, por favor, evite clickbait. Isso é totalmente fraudulento. Criar um gancho com o seu vídeo, sim. Clickbait, não.
Tá, mas como aumentar o Tempo Médio de Visualização?
Não se iluda. Isso é a parte mais difícil. Se a introdução não fizer os espectadores entenderem quais os benefícios eles tirarão ao longo do vídeo com certeza logo de cara eles sairão do seu vídeo. Então o conteúdo precisa mantê-los engajados para não pular para o final, e a conclusão precisa saciar sua curiosidade que foi despertada no início do vídeo.
Como otimizar ainda mais o seu canal
É super importante você prestar atenção na otimização do seu título, descrição, palavras-chave tags.
Tem muitos profissionais de marketing querendo tirar os usuários do YouTube por meio de um CTA agressivo. Se já sabemos que o YouTube quer que as pessoas permaneçam na plataforma deles, então, de que maneira conseguiremos promover um produto fora do YouTube? Bom, descobrimos que fixar um comentário com o link é muito melhor do que incluí-lo na descrição.
Mas sabemos que otimizar vídeos individuais é, obviamente, essencial para o crescimento do canal. Abaixo deixei os principais itens para otimizar o seu canal. Confira:
Entenda seu público e as necessidades dele
Como em qualquer estratégia, você deve ter uma ideia sobre quem você está tentando alcançar com seu conteúdo do YouTube. Definir primeiro o seu público-alvo fará com que o processo de otimização de SEO seja mais direcionado e específico.
Estratégia de palavras-chave
Extremamente necessário selecionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e que tenham relevância e não somente volume de pesquisas, até mesmo porque se você estiver pensando em otimizar seu conteúdo apenas para os robôs do Google, você não terá bons resultados. Eles também valorizam o engajamento.
Em SEO costumamos dizer que além do volume de busca das palavras-chave é validar a intenção de busca do usuário. Uma dica é aproveitar a ferramenta de planejador de palavras-chave do Google AdWords para dados de volume de pesquisa, Ubersuggest ou Semrush.
Como resultado, hoje, o canal de criptomoedas do Mercado Bitcoin está rankeando para 4 vídeos com o termo “como comprar bitcoin”.
Dica Extra: O YouTube avalia palavras-chave não somente através de títulos, tags e descrições, mas também do áudio do vídeo. O que torna fundamental inseri-las em seu roteiro e dizê-las no seu vídeo.
Metadados
De maneira resumida, eles são dados que ajudam os algoritmos a entender qual é o assunto do seu conteúdo. Os títulos, descrições, legendas e tags dos vídeos são exemplos de metadados, além de serem um dos principais fatores de classificação. Da mesma forma, a inserção de palavras-chave é muito importante em todos os quatro elementos. Igual a otimização de títulos de páginas de sites, você deve colocar as palavras-chave no início dos títulos dos vídeos.
Ah, também é legal você incluir links para seu site e perfis sociais nas descrições para ajudar os espectadores a navegarem facilmente até seu site e redes sociais. Não use mais de 10 tags e concentre-se realmente nas mais relevantes.
Dica Extra: Uma extensão que eu sempre utilizo para ajudar na construção de tags e kw é o TubeBuddy.
Ela te mostra o total de visualizações do canal, quantidade de vídeos no canal, qual a pontuação de SEO aquele vídeo atingiu, se ele completou todas as melhores práticas do YouTube e quais tags foram escolhidas para aquele vídeo. Além disso, você consegue ficar de olho no que a concorrência vem fazendo através desse monitoramento.
Engaje com a comunidade
É extremamente importante interagir com os espectadores que comentam em seus vídeos. Quando você faz isso, eles têm um motivo para voltar ao vídeo e também um incentivo para comentar em vídeos futuros. Por exemplo, curtindo e respondendo aos comentários, como o Mercado Bitcoin fez abaixo.
Crie playlists no seu canal de criptomoedas
Quer aumentar o tempo gasto assistindo a seus vídeos? As listas de reprodução são uma ótima ferramenta para isso. É super importante reservar um tempo para criar listas de reprodução e organizar o seu conteúdo.
Novas oportunidades para seu canal de criptomoedas
A plataforma do YouTube está em constante evolução e novos recursos são adicionados (e removidos) o tempo todo. A maior parte do tráfego do YouTube é no celular, e eles têm destacado o recurso Shorts, ferramenta de vídeos para rivalizar com o TikTok, que tem foco em vídeos mais curtos de menos de um minuto.
Conclusão: para crescer seu canal de criptomoedas foque em relevância
Em conclusão, se tudo o que eu escrevi aqui não fez sentido pra você, apenas saiba uma única coisa, o mecanismo de buscas do Google ou YouTube, não sabem o que significa o “melhor” conteúdo.
Sendo assim, eles não podem dizer qual vídeo é mais ou menos digno de receber visualizações. Somente os espectadores têm esse poder.
Como? Os mecanismos de buscas só saberão que forneceram o vídeo certo para uma pesquisa certa, com base nas ações que o usuário fizer em seguida. Se o espectador deixa um comentário ou se inscreve no seu canal depois de assistir um vídeo seu, o algoritmo do YouTube entende que seu vídeo é altamente relevante e retorna você em mais pesquisas.
É simplesmente uma relação de causa e efeito, aqui não tem nada de mágica ou hack milagroso.
Por isso seu trabalho é apenas fornecer ao YouTube e ao Google quais serão as palavras-chave que eles precisarão analisar, preencher completamente sua descrição, tags e títulos, desta forma seu vídeo será retornado em mais pesquisas.
Precisa de ajuda para crescer seu canal no YouTube? A Audi Consultoria Digital tem a metodologia de crescimento certa para seu negócio.
Posts Relacionados
-
Como conseguimos ter um crescimento orgânico de mais de 100% nas redes sociais?
Uma das perguntas que todo social media provavelmente deve se fazer é: como conquistar a…
-
Como a Coin Cloud Brasil teve um crescimento de 656% no tráfego de pesquisa orgânica em apenas 6 meses
Sobre a Coin Cloud A Coin Cloud é operadora líder mundial de ATM e está…
-
Growth hacking: como começar
O Growth hacking não é uma metodologia ou um time de especialistas criativos. Mas sim…