Blog

Conheça as estratégias de crescimento em um canal de criptomoedas do YouTube com 165 mil inscritos

Conheça as estratégias de crescimento em um canal de criptomoedas do YouTube com 165 mil inscritos.png

Hoje vamos trazer algumas estratégia sobre como crescer um canal de criptomoedas. Mas antes precisamos trazer alguns dados do YouTube.

Com mais de 3 bilhões de pesquisas mensais , o YouTube não é apenas uma plataforma de rede social popular, mas é SÓ o segundo maior mecanismo de buscas da Internet. O YouTube tem 2 bilhões de usuários ativos mensais que assistem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo na plataforma todos os dias. Ou seja, um dos melhores lugares para validar o crescimento orgânico através de uma estratégia de conteúdo. 

Se criar uma campanha paga através do Google, Facebook e Instagram pode ser uma barreira de entrada para diversas corretoras de criptomoedas, ter uma estratégia no YouTube pode ser uma vantagem para exchanges e também empresas que desejam crescer organicamente. 

Portanto, se você estiver disposto a participar de uma curva de aprendizado e tiver paciência o suficiente para ver o seu canal com poucos inscritos e views no início, poderá ganhar uma exposição significativa com foco no longo prazo.

O Mercado Bitcoin tem atualmente no YouTube, um canal com 165 mil assinantes. O canal de criptomoedas foi lançado em 2014 e em 2019 começamos a desenhar uma estratégia de produção de conteúdo e SEO. E desde então, o canal tem gerado milhares de visualizações por dia, das quais não pagamos NENHUM centavo para o YouTube. É só entrar no canal para você obter essas informações. 

Devido à minha experiência em outras empresas e, ainda mais, pela falta de conhecimento do público dentro do nicho de criptomoedas, sempre defendi a ideia de que precisávamos focar em conteúdos educacionais.

Sim, foi muito desafiador criar um conteúdo envolvente, que fosse completamente novo e que de fato pudesse conquistar e educar o nosso público.

Neste artigo, mostrarei como transformar o seu canal do YouTube em um canal de aquisição que vai dar tração para o crescimento da sua exchange.

Formatos de conteúdo fundamentais para o YouTube

  1. Educacionais
    Dentro desses conteúdos estão todos os vídeos que abrangem instruções, tutoriais, explicações sobre determinado termo ou produto. Sabemos muito bem que existe uma grande oportunidade em ter e manter um canal educacional.

  2. Entretenimento
    Aqui os vídeos acabam sendo mais desafiadores e, para ter sucesso, é preciso pensar fora da caixa e criar algo que as pessoas ainda não viram. Algumas possibilidades são vídeos de reações, cômicos e de truques.

  3. Autopromoção
    Aqui é bem nichado e relacionado ao produto ou serviço que você oferece. Geralmente, pessoas que assistem a esse vídeos são consideradas “fundo de funil” e é uma ótima maneira de agregar valor aos seus clientes. 

Estratégia de marketing para canal de criptomoedas

Se você é uma exchange segura de criptomoedas ou oferece algum produto relacionado à cripto em sua empresa financeira, com toda certeza você deve estar tentando encontrar fórmulas para veicular anúncios pagos. E, a não ser que você tenha operações em algum país onde as criptomoedas estejam reguladas ou seja algum peixe grande que “curiosamente” tem seus anúncios liberados pelo Google e Facebook, você não irá conseguir.

Então, a única opção que tínhamos e qualquer empresa tem: crescimento orgânico, através de SEO.

Você precisa seguir a estratégia de funil tradicional no seu canal de criptomoedas – topo, meio e fundo – ao pensar no conteúdo a ser criado. O topo do funil é onde você traz conhecimento para sua marca. O meio do funil tenta construir confiança. O fundo do funil busca inspirar a alguma ação.

Conhecimento para sua marca através do topo de funil

Para a fase de topo de funil, o objetivo é atingir mais pessoas, então as opções são maiores. 

A estratégia do topo de funil é criar conteúdos que irão engajar o maior número de clientes em potencial. Fizemos isso criando conteúdo educacionais básicos com foco em clientes que estavam chegando no Mercado Bitcoin. Tente fazer isso no seu canal de criptomoedas também.

Print das playlists do canal do Mercado Bitcoin

Construção de confiança através do meio de funil

O meio do funil é onde as pessoas começam a aprender sobre quais são os atributos e valores da marca e os produtos que são oferecidos. Lembre-se: você não pode inserir essas informações em todos os vídeos, então a ideia aqui é pensar em como trazer um pouco da alma do seu negócio em cada vídeo.

Só assim você começa a construir uma confiança genuína, do contrário, será perceptível para o cliente que você está forçando a barra. O vídeo abaixo do Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, demonstra exatamente essa construção.

Tenha um conteúdo que seja relevante para o seu público

Aqui entra a parte mais difícil. Seu conteúdo deve sempre evoluir para permanecer relevante e atualizado para o seu público. Para diversificar ainda mais, considere levar esse público para assinar uma newsletter. 

Abaixo vemos um vídeo de uma editoria recente que o MB lançou de um projeto que já estava engavetado, o ResuMB, com as principais notícias do mundo cripto. E quem tem dado muito certo neste formato.

Sua estratégia orgânica no YouTube

Sempre que você for desenhar uma estratégia para qualquer plataforma, você precisa entender qual é a estratégia daquela plataforma. No caso do YouTube, eles querem manter o público o maior tempo possível na plataforma – para que possam exibir o maior número possível de anúncios. (não são bobos, né?)

A estratégia principal é criar um conteúdo que:

1) Em primeiro lugar façam com que seus assinantes tenham o interesse em clicar e assistir;

2) Em segundo lugar vai chamar a atenção de pessoas semelhantes aos seus assinantes;

E, é óbvio, quanto mais conteúdo você cria, mais dados você tem sobre seu público e o que funcionou ou não, até mesmo para você poder executar mudanças sempre que necessário. Afinal, eu não canso de repetir, estratégia é algo vivo e necessita de ajustes o tempo todo. 

Se possível, crie até três vídeos por semana e, na pior das hipóteses, crie um vídeo por mês. Se você não puder criar um vídeo por mês, infelizmente você não terá sucesso no YouTube e é melhor você gastar seu tempo e energia em outro canal.

Quanto menos vídeos, menores serão os resultados e alcance desses vídeos. 

Quais métricas você deve se preocupar?

O bom das plataformas é que elas também estão dispostas a ajudar os usuários a atingirem suas metas. Por isso, o YouTube disponibiliza dados e ferramentas para nos ajudar. (era o mínimo, né?)

Mas eu deixaria duas principais métricas para você observar:

1) Taxa de cliques (CTR), que mostra o quanto sua miniatura e título são envolventes.

2) Duração Média da Visualização, que mostra a qualidade do conteúdo do seu vídeo.

Não custa lembrar que, cada estratégia de público tem métricas diferentes, ok? Poderíamos dizer que um CTR de 10% e um tempo médio de 5 minutos farão seu canal crescer exponencialmente, mas às vezes, o seu nicho de mercado é super engajado e não tem grande potencial de crescimento, o que não se aplica muito no nicho de criptomoedas que a cada dia só cresce. Obrigada, Satoshi.

Mas como melhorar a Taxa de Cliques?

Seu título e miniatura precisam contar uma história tão boa, mas tão boa que será irresistível não clicar naquele vídeo. Desperte esse senso de curiosidade no seu público. E, por favor, evite clickbait. Isso é totalmente fraudulento. Criar um gancho com o seu vídeo, sim. Clickbait, não. 

Tá, mas como aumentar o Tempo Médio de Visualização?

Não se iluda. Isso é a parte mais difícil. Se a introdução não fizer os espectadores entenderem quais os benefícios eles tirarão ao longo do vídeo com certeza logo de cara eles sairão do seu vídeo. Então o conteúdo precisa mantê-los engajados para não pular para o final, e a conclusão precisa saciar sua curiosidade que foi despertada no início do vídeo.

Como otimizar ainda mais o seu canal

É super importante você prestar atenção na otimização do seu título, descrição, palavras-chave tags.  

Tem muitos profissionais de marketing querendo tirar os usuários do YouTube por meio de um CTA agressivo. Se já sabemos que o YouTube quer que as pessoas permaneçam na plataforma deles, então, de que maneira conseguiremos promover um produto fora do YouTube? Bom, descobrimos que fixar um comentário com o link é muito melhor do que incluí-lo na descrição. 

Mas sabemos que otimizar vídeos individuais é, obviamente, essencial para o crescimento do canal. Abaixo deixei os principais itens para otimizar o seu canal. Confira:

Entenda seu público e as necessidades dele

Como em qualquer estratégia, você deve ter uma ideia sobre quem você está tentando alcançar com seu conteúdo do YouTube. Definir primeiro o seu público-alvo fará com que o processo de otimização de SEO seja mais direcionado e específico.

Estratégia de palavras-chave

Extremamente necessário selecionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e que tenham relevância e não somente volume de pesquisas, até mesmo porque se você estiver pensando em otimizar seu conteúdo apenas para os robôs do Google, você não terá bons resultados. Eles também valorizam o engajamento.

Em SEO costumamos dizer que além do volume de busca das palavras-chave é validar a intenção de busca do usuário. Uma dica é aproveitar a ferramenta de planejador de palavras-chave do Google AdWords para dados de volume de pesquisa, Ubersuggest ou Semrush.

Como resultado, hoje, o canal de criptomoedas do Mercado Bitcoin está rankeando para 4 vídeos com o termo “como comprar bitcoin”.

Print de vídeos sobre como comprar bitcoin
Print do Google com o termo “como comprar bitcoin”

Dica Extra: O YouTube avalia palavras-chave não somente através de títulos, tags e descrições, mas também do áudio do vídeo. O que torna fundamental inseri-las em seu roteiro e dizê-las no seu vídeo.

Metadados

De maneira resumida, eles são dados que ajudam os algoritmos a entender qual é o assunto do seu conteúdo. Os títulos, descrições, legendas e tags dos vídeos são exemplos de metadados, além de serem um dos principais fatores de classificação. Da mesma forma, a inserção de palavras-chave é muito importante em todos os quatro elementos. Igual a otimização de títulos de páginas de sites, você deve colocar as palavras-chave no início dos títulos dos vídeos.

Ah, também é legal você incluir links para seu site e perfis sociais nas descrições para ajudar os espectadores a navegarem facilmente até seu site e redes sociais. Não use mais de 10 tags e concentre-se realmente nas mais relevantes.

Dica Extra: Uma extensão que eu sempre utilizo para ajudar na construção de tags e kw é o TubeBuddy.

Ela te mostra o total de visualizações do canal, quantidade de vídeos no canal, qual a pontuação de SEO aquele vídeo atingiu, se ele completou todas as melhores práticas do YouTube e quais tags foram escolhidas para aquele vídeo. Além disso, você consegue ficar de olho no que a concorrência vem fazendo através desse monitoramento.

Print do TubeBuddy
Print do TubeBuddy

Engaje com a comunidade

É extremamente importante interagir com os espectadores que comentam em seus vídeos. Quando você faz isso, eles têm um motivo para voltar ao vídeo e também um incentivo para comentar em vídeos futuros. Por exemplo, curtindo e respondendo aos comentários, como o Mercado Bitcoin fez abaixo.

Print de uma resposta para um seguidor no canal do Mercado Bitcoin
Print do canal de criptomoedas do Mercado Bitcoin interagindo com os seguidores

Crie playlists no seu canal de criptomoedas

Quer aumentar o tempo gasto assistindo a seus vídeos? As listas de reprodução são uma ótima ferramenta para isso. É super importante reservar um tempo para criar listas de reprodução e organizar o seu conteúdo.

Print das playlists no canal do Mercado Bitcoin
Print de algumas playlists do canal de criptomoedas do Mercado Bitcoin

Novas oportunidades para seu canal de criptomoedas

A plataforma do YouTube está em constante evolução e novos recursos são adicionados (e removidos) o tempo todo. A maior parte do tráfego do YouTube é no celular, e eles têm destacado o recurso Shorts, ferramenta de vídeos para rivalizar com o TikTok, que tem foco em vídeos mais curtos de menos de um minuto. 

Conclusão: para crescer seu canal de criptomoedas foque em relevância

Em conclusão, se tudo o que eu escrevi aqui não fez sentido pra você, apenas saiba uma única coisa, o mecanismo de buscas do Google ou YouTube, não sabem o que significa o “melhor” conteúdo.

Sendo assim, eles não podem dizer qual vídeo é mais ou menos digno de receber visualizações. Somente os espectadores têm esse poder. 

Como? Os mecanismos de buscas só saberão que forneceram o vídeo certo para uma pesquisa certa, com base nas ações que o usuário fizer em seguida. Se o espectador deixa um comentário ou se inscreve no seu canal depois de assistir um vídeo seu, o algoritmo do YouTube entende que seu vídeo é altamente relevante e retorna você em mais pesquisas.

É simplesmente uma relação de causa e efeito, aqui não tem nada de mágica ou hack milagroso. 

Por isso seu trabalho é apenas fornecer ao YouTube e ao Google quais serão as palavras-chave que eles precisarão analisar, preencher completamente sua descrição, tags e títulos, desta forma seu vídeo será retornado em mais pesquisas.

Precisa de ajuda para crescer seu canal no YouTube? A Audi Consultoria Digital tem a metodologia de crescimento certa para seu negócio.

Compartilhar:

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.