O marketing de conteúdo voltado para a área das finanças, é um baita desafio para qualquer profissional de marketing.
Ainda mais para nós que, trabalhamos com o segmento de criptomoedas, e por causa da baita inovação que é, muitas vezes acaba sendo um pouco mais complexo de explicar que é um mercado meio parecido com a bolsa, mas que funciona 24 x 7, ou seja, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, de forma descentralizada, sem depender do governo ou algum tipo de instituição financeira e 100% seguro graças a tecnologia da Blockchain. Louco, né? Pai Satoshi quem o diga.
Mas para criar um conteúdo financeiro inspirador, que eduque, comunique os ativos da sua marca e engaje os clientes, é preciso MUITO planejamento.
E como conseguir resultados legais? Bom, existem alguns princípios básicos que podem ser aplicados, não somente na área de finanças, mas em vários outros segmentos e, por mais que possam parecer meio óbvios, vejo MUITOS profissionais não fazendo o dever de casa. Confira quais são eles:
1) Responda às dúvidas dos clientes
O que tem de insights e dados quando os clientes estão naquela fase inicial lutando para entender sobre sua empresa ou produto, são informações que não dá pra ignorar. Responder às dúvidas de maneira clara, objetiva e criativa, é o ponto de partida mais poderoso. Pense em criar infográficos, landing pages ou vídeos explicativos curtos, tudo isso facilita na hora de solucionar às principais dúvidas dos seus clientes.
2) Descomplique as informações complexas
CDB, LCI, Altcoin, Token, Hard Fork, Utility To…QUEM? Enfim, o que tem de siglas e termos complexos por aí e que muitas vezes acabam mais afastando o cliente do que aproximando ele. Pense sempre numa forma mais didática e acessível para descomplicar o “financês”. Aqui, no Mercado Bitcoin, apostamos na relevância que o próprio Instagram tem dado ao Reels. Semanalmente as meninas do Usecripto têm descomplicado diversos termos do universo cripto de maneira simples e divertida. Quer saber o que é Token? Confira aqui.
3) Foque na criação de conteúdos interativos
Existem diversas pesquisas que indicam o quanto os conteúdos interativos são eficazes na divulgação de mensagens financeiras e também no envolvimento e retenção de usuários que se conectam positivamente com o conteúdo divulgado. Um exemplo atual é a calculadora do Frellas, ela solicita alguns dados e te devolve o valor que deve cobrar por sua hora de serviço ou até mesmo o valor aproximado do seu projeto inteiro.
4) Use ativos de marketing em diversos canais
Existem diversos temas que precisam de uma explicação mais longa, como por exemplo: um artigo no blog ou aqui no LinkedIn (que é o caso desse tema que estou escrevendo), mas que também pode ter a sua versão resumida em um vídeo curto de até 1 minuto ou postagens nas redes sociais. Sem contar
que é muito mais fácil – e estratégico – criar diversos formatos de um tema e distribui-lo em seus respectivos canais.
5) Crie conteúdos que possam virar pauta de PR
Muitas vezes não é algo planejado, mas diversos conteúdos do nosso blog já pautaram diversos portais do mercado cripto. E, com isso, aumenta o sentimento e confiança na marca. Números proprietários, dados relevantes sobre os clientes, igual o mais recente relatório do Nubank com dados sobre como a pandemia acelerou a digitalização dos serviços financeiros no Brasil, são ótimos temas para a imprensa divulgar.
6) Conheça o seu cliente
Por último, mas não menos importante: conheça o seu cliente e coloque-o no centro de todas as suas decisões. Um conhecimento e compreensão de seus clientes, são elementos essenciais para o sucesso do seu marketing de conteúdo. Quando você pensa em empresas de sucesso, elas geralmente têm a capacidade de inovar sem medo, são orientadas por dados, mas acima de tudo, elas têm algo que chega a ser obsessivo: foco no cliente.
Por isso, planeje-se para um marketing de conteúdo mais próximo do que o seu cliente realmente necessita. Quer uma estratégia robusta para sua empresa? Fale com a gente.
“Mantenha-se próximo de seus clientes. Tão perto que seja você a dizer a eles o que precisam, muito antes que eles se deem conta do que necessitam.” (Steve Jobs).
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