Com certeza, você já deve ter se perguntado “Como ranquear meu site no Google”. Afinal, você quer mais visitas e, consequentemente, mais vendas, certo?
O hábito de pesquisar no Google já está enraizado nas pessoas e é quase automático. Portanto, quando pensamos em comprar alguma coisa, digitamos o nome do produto, do serviço ou da empresa para obter as informações que desejamos sobre ele.
Acontece que o tempo é curto e faz parte do costume dos usuários clicar nos links que aparecem nas primeiras posições do Google. Por isso, é lá que sua empresa precisa estar. Essa é justamente a questão central desse post, como ranquear seu site no Google, acompanhe a leitura e fique por dentro!
O que é SEO
A sigla SEO é a abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization. Ela é uma técnica de otimização para ser encontrada mais facilmente nos buscadores como Google e Bing.
A maioria das pessoas pesquisa no Google quando procura por produtos e serviços e a tendência é clicar nos primeiros resultados da busca.
Por esse motivo, as empresas desejam estar no topo dessa lista. Portanto, esse é o objetivo do SEO, ou seja, posicionar seu site entre os primeiros resultados do Google. O posicionamento nos buscadores é uma estratégia eficaz para que os clientes em potencial encontrem a sua empresa.
Sendo assim, para que seu site apareça nas primeiras posições, ele deve ser considerado pelo Google como um dos mais relevantes para determinada palavra-chave.
Daí a importância de adotar boas práticas de SEO, pois elas fazem com que o seu site permaneça entre os primeiros do Google.
Dicas de como ranquear seu site no Google
A dica mais valiosa é trabalhar bem as técnicas de SEO. Afinal, essa é a melhor maneira de conseguir clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por anúncios.
Outro ponto importante é saber pesquisar as palavras-chave certas e otimizá-las de forma que o Google reconheça a relevância do seu site. É possível fazer isso usando algumas ferramentas que te ajudam a entender quais as palavras mais digitadas pelo seu público-alvo e criar uma estratégia de Marketing Digital com base nelas.
A segunda dica é que sem uma boa pesquisa de palavras-chave não é possível ranquear seu site no Google. Vale lembrar que o termo pesquisado precisa estar no título do conteúdo e nas páginas do site. Dessa forma o seu portal terá um bom desempenho nos buscadores.
Além disso, o título precisa estar escrito de maneira atrativa para o seu público-alvo, pois caso contrário, mesmo estando entre as primeiras posições, as pessoas não vão clicar nele.
Por que meu site não ranqueia no Google?
Pode haver várias respostas para essa pergunta. Mas o primeiro passo para saber o motivo de o seu site não ranqueia no Google é fazer uma auditoria de SEO.
A auditoria de SEO vai te mostrar as falhas na estratégia de SEO e essa pode ser uma das respostas que você procura. Além disso, adotar práticas que penalizam seu site, pode ser um dos motivos dele não ranquear bem.
Quando o Google, por meio dos seus algoritmos, identifica que seu site reproduz textos ou utiliza técnicas de Black Hat SEO, penalidades são aplicadas, ou seja, o site não aparece nas buscas.
White hat x Black hat
Para não ser penalizado pelo algoritmo do Google adotando práticas de SEO adequadas, essa é a diferença entre White hat e Black hat.
Enquanto as práticas White hat ajudam seu site a ser encontrado, como é o caso da auditoria de SEO e escolha de palavras-chave certas, as Black hat prejudicam o posicionamento do site.
Uma prática Black hat conhecida é a compra de links que apontam para o seu site para gerar autoridade de forma artificial. O algoritmo do Google identifica quando do dia para a noite o seu site obtém vários links, caso isso seja identificado o seu tráfego orgânico irá despencar.
Sem definição de boa estratégia
A definição de estratégia organizada e coordenada é fundamental para o ranquear o seu site no Google.
Não basta produzir conteúdo de maneira aleatória e sem análise prévia das palavras-chave, constância e sem considerar as boas práticas de SEO.
Principais fatores de ranqueamento
O Google não revela explicitamente quais são seus fatores de ranqueamento, estima-se que eles sejam mais de 200.
No entanto, sabemos que alguns deles são determinantes para aparecer nas primeiras posições nas buscas: qualidade do conteúdo, performance da página, palavras-chave utilizadas, taxa de rejeição etc.
Auditoria em SEO
A auditoria de SEO precisa ser periódica, essa é uma forma eficaz de melhorar seu posicionamento no Google e garantir que sua estratégia de SEO funcione.
Você já parou para pensar que pode existir palavras-chave que sua concorrência utiliza e você não?
A auditoria de SEO te ajuda nisso também, por isso é tão importante contar com ferramentas que te ajudem nesse diagnóstico, caso contrário você pode estar em desvantagem perante os seus concorrentes.
Conclusão
Agora que você já conhece algumas formas de ranquear seu site no Google o próximo passo é traçar uma estratégia de Marketing Digital eficiente e que gere resultados em termos de captação de novos clientes.
Tenha em mente que os conteúdos criados precisam ser originais e relevantes para realmente agregar algo importante para seus clientes em potencial.
Para isso, você pode contar com o apoio da Audi Consultoria Digital para obter os melhores resultados para o crescimento orgânico do seu negócio.
Conta aqui para a gente se esse artigo foi útil para você e compartilhe-o com outras pessoas.
Posts Relacionados
-
Auditoria de SEO: Como fazer
Sabia que o seu site precisa de uma auditoria de SEO periodicamente? Afinal, isso vai…
-
O que é SEO e para que serve?
Na era digital nenhuma pergunta fica sem resposta, basta perguntar para o Google: “O que…
-
Growth Hacking: como NÃO fazer
É muito provável que você já tenha ouvido o termo "Growth Hacking", certo? Se ainda…