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O que é Data Driven marketing e como aplicar

o que é data driven marketing e como aplicar

Você já ouviu falar sobre data-driven marketing? Com certeza, você já ouviu o termo, “se não consegue medir, não pode gerenciar”. Essa frase é conhecida e muito usada no mundo corporativo.

Sendo assim, podemos concluir que os processos estão ligados às métricas. Afinal, elas são necessárias para que analisar se o caminho trilhado está correto ou não.

Para te ajudar a compreender melhor o data-driven marketing, fizemos esse material. Portanto, continue acompanhando e entenda mais sobre essa estratégia voltada para tomada de decisão. Boa leitura.

O que é data-driven marketing?

O termo “Data-driven” é traduzido do inglês como “orientado por dados”. Mas no contexto de marketing, ele classifica uma mentalidade, metodologia e planejamento estratégico com base na coleta e análise de informações de consumidores. Portanto, com dados sólidos como centro da tomada de decisões.

No entanto, não são quaisquer dados que são acompanhados e analisados. Essa foi uma das maiores transformações no marketing digital. O Data-driven Marketing faz uso de análise computacional e grande volume de dados digitais analisados. Ou seja, o Analytics, Big Data, Business Intelligence e Machine Learning. 

Benefícios do data-driven marketing

Há muitos benefícios em usar o data-driven marketing em seu negócio. Listamos abaixo os principais para você conhecer:

·         Segmentação ideal de consumidores para investir corretamente nas campanhas de marketing;

·         Criação de conteúdo relevante, pois os consumidores estão interessados em ler conteúdos pensados em suas necessidades individuais;

·         Possibilidade de conduzir testes A/B;

·         Integração total com vendas.

Como implementar uma estratégia de data-driven marketing?

A implementação de uma nova cultura organizacional não é uma tarefa simples, mas os resultados são recompensadores. Para o Data-driven,não apenas no marketing, esteja presente nas metodologias de trabalho, nos valores empresariais e nos modelos de negócio da sua empresa, alguns aspectos são fundamentais:

  • Gerenciar dados como ativos estratégicos da empresa;
  • Buscar eficiência operacional ;
  • Garantir a governança de dados;
  • Zelar pela qualidade de dados;
  • Desenvolver métricas para analisar a gestão de dados;
  • Criar soluções focadas na inovação, pesquisa e desenvolvimento;
  • Incorporar tendências em tecnologia e inteligência de dados;
  • Definir padrões de política de dados;
  • Desenvolver o capital intelectual da empresa;
  • Treinar e orientar estores e equipes .

Cases de data-driven marketing

Um dos exemplos de sucesso do data-driven marketing é o da empresa Yuca. Ela aumentou em 70% a geração de leads qualificados com uma estratégia de validação de canais. Foi analisado o negócio como um todo, verificando o mercado e seus clientes para que fosse criada uma estratégia assertiva.

Após as análises, foram aplicadas boas práticas de mídia no Facebook Ads, reconfigurando as campanhas com foco em conversão, que em um primeiro momento estavam voltadas para tráfego. Depois do período de machine learning, onde o Facebook passou a entender quem eram as pessoas aptas a converter, conseguiu-se  gerar 485% de aumento das conversões.

Portanto, houve o aumento de geração de leads qualificados e, consequentemente, no faturamento da Yuca. Os resultados otimistas deram segurança para a empresa continuar investindo nas ações de geração de demanda.

Além disso, foi validado o funcionamento do canal de Facebook Ads, que continua gerando resultados até hoje, dando mais tempo e liberdade para focar em novas ações, que podem gerar ainda mais resultados.

Diversos segmentos podem fazer uso do data-driven marketing. Veja outro case de sucesso:

Com o objetivo de desafiar a indústria em preço, qualidade e quantidade de academia, a maior academia de ginástica da Dinamarca realmente queria se colocar no coração das pessoas que desejam estar em forma. No entanto, eles precisavam aumentar o conhecimento do cliente para atender os diferentes centros às necessidades dos grupos de consumidores.

A cura para a lacuna de conhecimento foi criar perfis de clientes que forneceram insights para a personalização do site, com o objetivo final de aumentar o engajamento online. Os perfis de clientes foram enriquecidos com a ajuda de dados de navegação e dados de clientes existentes. 

No futuro, eles pretendem enriquecer ainda mais seus perfis com a ajuda de seu sistema EPOS (dados de transação de membros) e tecnologia beacon. Ao combinar essas fontes de dados, a academia poderá segmentar seus clientes e atribuir eventos de acordo com o interesse e a localização.

Os princípios da cultura do data-driven marketing

Ao contrário de analisar indicadores e tomar decisões pontuais, implementar uma cultura envolve vários princípios. O início é complexo, mas aos poucos se torna parte do dia a dia.

Para aplicar é necessário investir em:

Liderança

Comportamento

Tecnologia

Processos

E para alcançar o sucesso definitivo é necessário:

Persistência

Evolução

Confiança

Coragem

Principais ferramentas do data-driven marketing

Conheça abaixo as principais ferramentas do data-driven marketing:

1.Buzzsumo

Mostra os conteúdos mais compartilhados na web. Portanto, gera insights sobre assuntos como as principais tendências.

2.Google Ads

Oferece opção de segmentação de anúncios a partir dos dados dos clientes. Ele traz relatórios sobre o desempenho das publicidades.

3.Google Analytics

Ferramenta de análise de dados mais popular da internet. Ela é gratuita e apresenta diversos relatórios sobre o comportamento de visitantes em seu site.

4.Google Data Studio

Plataforma de criação de dashboards atrativos, contendo recursos interativos para analisar os dados e apresentar os resultados das campanhas.

4.Facebook Ads

Permite criar anúncios no Facebook, Instagram e todas as redes parceiras. Possui recursos avançados de segmentação para um público-alvo.

5.HubSpot

Oferece uma ferramenta completa de CRM e automação de marketing. Dessa forma, com os dados dos clientes, é possível criar fluxos automatizados para fazer a gestão de leads.

Conclusão

Os dados da sua empresa devem ser tratados com a importância que eles têm e com as possibilidades oferecidas pela tecnologia. Atualmente, não investir em novas estratégias de marketing digital, especialmente quando somadas ao uso de novas tecnologias, é ficar obsoleto. Ou seja, para trás em um mercado cada vez mais dinâmico e tecnológico.

Aproveite todo o potencial do Data-driven Marketing para atrair os consumidores certos, melhorar as estratégias de marketing, otimizar seus investimentos e multiplicar seus resultados!

No entanto, se você não sabe por onde começar, fique tranquilo. Conte com a Audi para traçar junto com você um caminho rumo ao sucesso!

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