Você já ouviu falar sobre Flywheel Marketing? Mas, com certeza, sabe sobre o funil de vendas, não é mesmo? Porém, muitas pessoas ainda têm dificuldades em desenvolver estratégias para ele, não concluindo suas negociações.
Segundo a Sales Hacker, 75% dos negócios realizados no funil não são concluídos em vendas. De acordo com a HubSpot, 47% das companhias consultadas pela empresa têm como prioridade a melhora do funil de vendas e uma das formas é aprimorar o seu conteúdo.
Desenvolvemos um material para te apresentar o Flywheel Marketing e a sua diferença com o funil de vendas. Continue acompanhando e entenda melhor o assunto. Boa leitura!
O que é Flywheel Marketing e como ele funciona?
O Flywheel Marketing é um modelo de Inbound Marketing, o famoso marketing de atração. Ele tem o objetivo de colocar o cliente como o ponto central dos processos, criando valor contínuo. Portanto, a proposta é criar estratégias para o setor de marketing que englobam cada vez mais acontece depois da conversão e fechamento de venda.
Sendo assim, esse modelo pensa a longo prazo. Ou seja, o Flywheel Marketing é responsável por conseguir o máximo de resultados, mas investindo o mínimo. Por isso, uma das suas estratégias é usar a comunicação de forma clara e eficiente.
A base desse tipo de marketing é a elaboração de estratégias que estejam somadas à consistência e a um conjunto de ações que não terminam no ato da venda. Porém, todo o processo é guiado para que o cliente tenha uma boa experiência, mesmo antes de iniciar a compra.
Portanto, a nova função do marketing não é simplesmente ajudar o setor de vendas a fechar um negócio. Mas abrir e criar relacionamentos. Afinal, são as relações que constituem o poder de um negócio.
Inbound marketing através do Flywheel Marketing
Se o inbound marketing é visto como o marketing de atração, tendo como base a educação do cliente para atraí-lo a comprar um determinado produto ou serviço, o Flywheel Marketing é algo além. Mais do que educar o consumidor, a intenção é cativá-lo, mesmo depois do negócio já ter sido fechado.
Um dos pilares do inbound e do flywheel é o conteúdo. Portanto, a sua produção deve ser desde o início. Sendo assim, na hora de produzir o material, seja em vídeo, imagem ou texto, ele deve ser informativo e útil, visando resolver todas as dúvidas do cliente.
Após isso, a marca deve focar em criar um relacionamento. Ou seja, ouvir suas preferências dos consumidores, criando um canal direto para que público expresse a sua opinião.
Lembre-se: nem todas as opiniões são positivas, mas críticas são importantes para o crescimento e elas dão uma direção de onde a comunicação está ou não sendo assertiva.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é uma estratégia de marketing dividida em três etapas: topo, meio e fundo. Em todas elas o intuito é educar o consumidor para que ele tome a melhor decisão de compra, definindo a jornada de aquisição dos potenciais consumidores para o seu negócio. Portanto, o funil quer dizer os passos do consumidor antes de comprar um produto.
Diferenças entre o Flywheel Marketing e o Funil de Vendas
Podemos dizer que o funil de vendas é um retrato parcial da jornada de compra do cliente. Isso porque ele não considera a própria carteira de clientes da empresa como fonte de novas oportunidades de negócio. Porém, foca em atrair sempre novos consumidores.
Portanto, o que diferencia uma estratégia da outra são os seguintes pontos:
Ciclo contínuo
Se pensar no processo comercial do funil de vendas, quando a conversão de um lead é positiva, ele é inserido em uma ferramenta onde só sai de lá quando torna-se cliente. Portanto, não acompanha o que acontece com o cliente depois da compra. O Flywheel Marketing surgiu para resolver esse problema e criar um relacionamento com o cliente.
Menos investimentos
O funil de vendas coloca todos os seus esforços para sempre atrair novos clientes. Todas as estratégias e investimentos são para que novas pessoas se acheguem e precisem de um produto ou serviço de uma determinada marca. Porém, o Flywheel Marketing chegou para trabalhar naquele cliente que a marca já conquistou, criando um relacionamento por meios de conteúdos de valor e, dessa forma, investindo menos. Afinal, você não terá que aplicar valores em altas propagandas para gerar conversões.
Oportunidades maiores de negócio
Quanto maior for o Flywheel de uma empresa, seja ela em qualquer área, e quanto maior for a velocidade que ela use essa estratégia, mais oportunidades de negócio aparecerão. Mas para que essa roda gire sem nenhuma interrupção é importante que os gargalos sejam resolvidos. Por exemplo, se há problema na entrega, ela deve ser solucionada para que o cliente receba o produto sem nenhum tipo de imprevisto.
Principais benefícios do Flywheel Marketing?
O objetivo do Flywheel Marketing é a correção das falhas estratégicas já usadas dentro de uma empresa. Afinal, muitas empresas não sabem responder o que acontece com o seu cliente depois que ele fecha uma venda e os esforços feitos no início da negociação acabam sendo desperdiçados.
Ao aplicar o Flywheel Marketing você abrirá uma porta para ter um relacionamento mais próximo com o seu cliente. Portanto, poderá criar diversas interações de valor para mostrar a boa reputação da sua marca.
Sendo assim, ele unifica as forças e competências dentro de uma empresa para que a mesma cresça. Ou seja, uma forma de unir todos os departamentos da instituição em um só objetivo, que é o melhor posicionamento da organização.
Com a aproximação do cliente, a empresa tem a oportunidade de conhecer quais são suas preferências, bem como suas dores. Assim, tem em suas mãos a oportunidade de solucionar as suas necessidades.
Conclusão
Você viu que o Flywheel Marketing é uma tendência que não deve ser deixada de lado. Um modelo que chegou com tudo para substituir positivamente o tradicional funil de vendas. Afinal, ele tem se tornado cada vez mais ultrapassado, de acordo com as mudanças do marketing digital.
Sendo assim, usar o Flywheel é colocar o seu cliente como centro das suas ações e usá-lo como combustível para conquistar e fidelizar novos consumidores para a sua marca.
Por isso, atraia, envolva e encante o seu cliente!
Você já ouviu falar do Flywheel Marketing?
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