Growth Hacking: como NÃO fazer

·
8 GH como nao fazer (1)

É muito provável que você já tenha ouvido o termo “Growth Hacking”, certo? Se ainda não, nós iremos aprofundar um pouco sobre os principais conceitos desta metodologia que grandes marcas como o Facebook, Uber, Airbnb e Dropbox já comprovaram o sucesso que ela possui. 

Mas ainda existem muitos profissionais que se apegaram a esses cases de sucesso; Afinal, vários desses hacks, foram executados depois de ter uma estratégia, processo e método científico validado. Então, por se tratar de um conceito muito difundido atualmente, surgem como “efeitos colaterais” mitos e más práticas que você precisa evitar!

O Growth Hacking ganhou destaque no mundo do Marketing Digital na medida em que a transformação digital ampliou significativamente o “ambiente de negócios digital”, além de propiciar o surgimento de diversos novos modelos de negócios digitais, revolucionado a forma de fazer marketing.

Podemos dizer que o Marketing Digital é uma parte do todo que engloba o conceito de Growth Hacking que é mais amplo, e pode ser explorado de diversas maneiras, inclusive com uma estratégia criada especificamente para o seu negócio.

No entanto, por se tratar de um conceito muito difundido atualmente, surgem como “efeitos colaterais” mitos e más-práticas que você precisa evitar!

Neste artigo quero chamar sua atenção para os conceitos principais do Growth Hacking e te mostrar que sua aplicação pode ser mais simples do que você imagina e ainda te alertar para o que deve ser evitado. Confira!

O que é Growth Hacking

Simplificando o conceito: Growth Hacking é uma metodologia de aceleração do crescimento digital baseada em análise constante de dados, realização de testes e aprimoramento de estratégias visando o crescimento consistente da maneira mais simples possível e com poucos recursos.

Segundo Sean Ellis, empresário e investidor americano, ex-líder do Dropbox, e criador do termo, aplicar o Growth Hacking é fazer Marketing Digital orientado por experimentos e testes para identificar riscos e oportunidades de crescimento.

Por que você deve usar Growth Hacking

O Growth Hacking oferece inúmeras vantagens em relação à forma tradicional de marketing, cujas estratégias não são baseadas em dados e preferências do público, e, geralmente, requerem investimentos altos.

A metodologia se difundiu principalmente entre as Startups por se tratar de uma solução mais segura e de baixo custo, calcada em experimentos e a análise prévia de dados antes de implementar estratégias, reduzindo, assim, a rejeição do público.

Os testes são relevantes para demonstrar a eficiência da estratégia, ou seja, permitem constatar um crescimento mais rápido e com custo menor em relação ao marketing tradicional.

Isso significa que, de maneira geral, não compensa mais para as empresas investir em estratégias de marketing sem retorno garantido e que demandam muito tempo para serem executadas, além do alto investimento. 

Acredite: atualmente, a maneira mais inteligente de crescer é fazendo Growth Hacking!

Não existe uma única ferramenta para Growth Hacking

As ferramentas utilizadas podem ser as mesmas utilizadas no Marketing tradicional, o que vai fazer a diferença é a mentalidade de quem usa as ferramentas e a forma de alinhá-las aos experimentos que serão realizados.

Geralmente, dentre essas ferramentas, é imprescindível contar análise de dados e ferramentas de testes.

Há diversas ferramentas gratuitas disponíveis para começar, o que, inclusive, se alinha com a ideia de redução de custos e potencialização de resultados, como o Google Analytics e Lead Lovers.

Não foque apenas em dados

O Growth Hacking não se limita a análise de dados e realização de testes, porque depois disso é preciso ser criativo para encontrar soluções eficazes para atingir os resultados esperados de crescimento.

Resumindo: Dados desatualizados e interpretação errada do comportamento dos clientes podem comprometer a estratégia de Growth Hacking. 

Além disso, você e a sua equipe precisam ter em mente que atualização dos processos e constância são essenciais.

Apenas empresas de tecnologia podem usar

Geralmente o Growth Hacking funciona melhor em startups ou em empresas de tecnologia, devido à cultura dessas empresas, menos burocrática e hierarquizada, o que confere agilidade aos processos e experimentos.

No entanto, essa metodologia pode ser eficaz para qualquer empresa, desde que o time esteja alinhado ao mindset de Growth, ou seja, consiga implantar a estratégia com agilidade e aferir os resultados para aprimorar ou então implantar de forma escalável aquilo que deu certo.

Vantagens de aplicar o growth hacking

A principal vantagem do Growth Hacking é a possibilidade do seu negócio crescer rápido com custo baixo, a partir de ações simples e definidas previamente e de estratégias criadas com base em análise de dados reais do seu negócio.

Além disso, um ponto crucial, é que o Growth Hacking ajuda a mostrar se um novo produto ou serviço realmente atende as necessidades do público, se é realmente desejável, antes de se fazer altos investimentos em marketing.

Comece a aplicar o Growth Hacking

Comece agora a aplicar o Growth Hacking e potencialize as chances de crescimento do seu negócio, para isso, considere contar com uma consultoria especializada em crescimento digital para te ajudar. 

Venha conhecer a consultoria da Audicon e garanta melhores resultados para o crescimento digital do seu negócio!

Conclusão

O Growth Hacking não se limita a ter uma ideia, validá-la com experimentos, implantar o processo, e pronto, acabou o trabalho. Não é assim que funciona, e essa é sem dúvida uma forma de como não fazer.

O conceito de melhoria contínua de processos é parte importante do mindset de Growth Hacking, e isso envolve a otimização periódica da ideia para buscar melhorar a experiência do usuário continuamente.

Além disso, cada experimento gera ideias para outros que poderão trazer ainda mais resultados.

A equipe precisa ter em mente que há sempre algum problema para ser solucionado com as boas práticas de Growth Hacking, utilizando estratégias de Marketing de Referência, Marketing de Conteúdo etc., e com a ajuda das ferramentas certas.

Falando nisso, para finalizar, é muito importante evitar as más práticas, como por exemplo, estratégias baseadas em “achismos” sem dados para fundamentar ou focar apenas em adquirir novos usuários.

Os resultados podem não ser tão rápidos quanto você gostaria, mas meu conselho é: fuja de truques e fórmulas mágicas e busque uma estratégia consistente e estruturada.

E aí, esse conteúdo te ajudou? Que tal começar a adotar essa mentalidade de crescimento na sua empresa? A consultoria da Audicon, está aqui para ajudar você!

Compartilhe nas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.