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Growth Hacking: como NÃO fazer

Growth Hacking como NÃO fazer

É muito provável que você já tenha ouvido o termo “Growth Hacking”, certo? Se ainda não, nós iremos aprofundar um pouco sobre os principais conceitos desta metodologia que grandes marcas como o Facebook, Uber, Airbnb e Dropbox já comprovaram o sucesso que ela possui. 

Mas ainda existem muitos profissionais que se apegaram a esses cases de sucesso; Afinal, vários desses hacks, foram executados depois de ter uma estratégia, processo e método científico validado. Então, por se tratar de um conceito muito difundido atualmente, surgem como “efeitos colaterais” mitos e más práticas que você precisa evitar!

O Growth Hacking ganhou destaque no mundo do Marketing Digital na medida em que a transformação digital ampliou significativamente o “ambiente de negócios digital”, além de propiciar o surgimento de diversos novos modelos de negócios digitais, revolucionado a forma de fazer marketing.

Podemos dizer que o Marketing Digital é uma parte do todo que engloba o conceito de Growth Hacking que é mais amplo, e pode ser explorado de diversas maneiras, inclusive com uma estratégia criada especificamente para o seu negócio.

No entanto, por se tratar de um conceito muito difundido atualmente, surgem como “efeitos colaterais” mitos e más-práticas que você precisa evitar!

Neste artigo quero chamar sua atenção para os conceitos principais do Growth Hacking e te mostrar que sua aplicação pode ser mais simples do que você imagina e ainda te alertar para o que deve ser evitado. Confira!

O que é Growth Hacking

Simplificando o conceito: Growth Hacking é uma metodologia de aceleração do crescimento digital baseada em análise constante de dados, realização de testes e aprimoramento de estratégias visando o crescimento consistente da maneira mais simples possível e com poucos recursos.

Segundo Sean Ellis, empresário e investidor americano, ex-líder do Dropbox, e criador do termo, aplicar o Growth Hacking é fazer Marketing Digital orientado por experimentos e testes para identificar riscos e oportunidades de crescimento.

Por que você deve usar Growth Hacking

O Growth Hacking oferece inúmeras vantagens em relação à forma tradicional de marketing, cujas estratégias não são baseadas em dados e preferências do público, e, geralmente, requerem investimentos altos.

A metodologia se difundiu principalmente entre as Startups por se tratar de uma solução mais segura e de baixo custo, calcada em experimentos e a análise prévia de dados antes de implementar estratégias, reduzindo, assim, a rejeição do público.

Os testes são relevantes para demonstrar a eficiência da estratégia, ou seja, permitem constatar um crescimento mais rápido e com custo menor em relação ao marketing tradicional.

Isso significa que, de maneira geral, não compensa mais para as empresas investir em estratégias de marketing sem retorno garantido e que demandam muito tempo para serem executadas, além do alto investimento. 

Acredite: atualmente, a maneira mais inteligente de crescer é fazendo Growth Hacking!

Não existe uma única ferramenta para Growth Hacking

As ferramentas utilizadas podem ser as mesmas utilizadas no Marketing tradicional, o que vai fazer a diferença é a mentalidade de quem usa as ferramentas e a forma de alinhá-las aos experimentos que serão realizados.

Geralmente, dentre essas ferramentas, é imprescindível contar análise de dados e ferramentas de testes.

Há diversas ferramentas gratuitas disponíveis para começar, o que, inclusive, se alinha com a ideia de redução de custos e potencialização de resultados, como o Google Analytics e Lead Lovers.

Não foque apenas em dados

O Growth Hacking não se limita a análise de dados e realização de testes, porque depois disso é preciso ser criativo para encontrar soluções eficazes para atingir os resultados esperados de crescimento.

Resumindo: Dados desatualizados e interpretação errada do comportamento dos clientes podem comprometer a estratégia de Growth Hacking. 

Além disso, você e a sua equipe precisam ter em mente que atualização dos processos e constância são essenciais.

Apenas empresas de tecnologia podem usar

Geralmente o Growth Hacking funciona melhor em startups ou em empresas de tecnologia, devido à cultura dessas empresas, menos burocrática e hierarquizada, o que confere agilidade aos processos e experimentos.

No entanto, essa metodologia pode ser eficaz para qualquer empresa, desde que o time esteja alinhado ao mindset de Growth, ou seja, consiga implantar a estratégia com agilidade e aferir os resultados para aprimorar ou então implantar de forma escalável aquilo que deu certo.

Vantagens de aplicar o growth hacking

A principal vantagem do Growth Hacking é a possibilidade do seu negócio crescer rápido com custo baixo, a partir de ações simples e definidas previamente e de estratégias criadas com base em análise de dados reais do seu negócio.

Além disso, um ponto crucial, é que o Growth Hacking ajuda a mostrar se um novo produto ou serviço realmente atende as necessidades do público, se é realmente desejável, antes de se fazer altos investimentos em marketing.

Comece a aplicar o Growth Hacking

Comece agora a aplicar o Growth Hacking e potencialize as chances de crescimento do seu negócio, para isso, considere contar com uma consultoria especializada em crescimento digital para te ajudar. 

Venha conhecer a consultoria da Audicon e garanta melhores resultados para o crescimento digital do seu negócio!

Conclusão

O Growth Hacking não se limita a ter uma ideia, validá-la com experimentos, implantar o processo, e pronto, acabou o trabalho. Não é assim que funciona, e essa é sem dúvida uma forma de como não fazer.

O conceito de melhoria contínua de processos é parte importante do mindset de Growth Hacking, e isso envolve a otimização periódica da ideia para buscar melhorar a experiência do usuário continuamente.

Além disso, cada experimento gera ideias para outros que poderão trazer ainda mais resultados.

A equipe precisa ter em mente que há sempre algum problema para ser solucionado com as boas práticas de Growth Hacking, utilizando estratégias de Marketing de Referência, Marketing de Conteúdo etc., e com a ajuda das ferramentas certas.

Falando nisso, para finalizar, é muito importante evitar as más práticas, como por exemplo, estratégias baseadas em “achismos” sem dados para fundamentar ou focar apenas em adquirir novos usuários.

Os resultados podem não ser tão rápidos quanto você gostaria, mas meu conselho é: fuja de truques e fórmulas mágicas e busque uma estratégia consistente e estruturada.

E aí, esse conteúdo te ajudou? Que tal começar a adotar essa mentalidade de crescimento na sua empresa? A consultoria da Audicon, está aqui para ajudar você!

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