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Júlia Audi
Júlia Audi

Growth hacking: como começar

Growth hacking saiba o que é e como usar

O Growth hacking não é uma metodologia ou um time de especialistas criativos. Mas sim uma forma de pensar, de trabalhar o crescimento de um negócio por meio de ações melhores articuladas.

Essa estratégia está na moda, especialmente nas empresas de tecnologia. Por isso, muitos negócios estão procurando entender e aplicar esse modo eficiente de pensar. Ou seja, buscando uma forma clara de como fazê-lo em seu total potencial.

Continue acompanhando para entender melhor o que é Growth Hacking. Boa leitura!

O que é Growth Hacking

Growth Hacking é uma forma de gerar crescimento digital para a empresa baseada na realização de experimentos e na análise de resultados criando uma estratégia alinhada às peculiaridades e ao grau de maturidade do negócio.

Essa metodologia identifica as melhores práticas formadas a partir de um contexto específico dentro do negócio. Dessa forma, desenvolve-se as estratégias de crescimento de maneira rápida e com recursos acessíveis.

Na prática, são feitos testes da forma mais simplificada possível e a partir dos resultados são implementadas mudanças com o objetivo de melhorar resultados.

Paralelamente, a forma de fazer testes é constantemente aprimorada, para ter resultados cada vez melhores.

Métrica norte

A métrica norte dentro do growth hacking serve para orientar o crescimento conforme as expectativas, necessidades e grau de maturidade do negócio.

O seu papel é identificar os problemas e direcionar as ações para resolvê-los a partir da definição de uma métrica principal que mede o sucesso do modelo de negócio.

Experimentos

Os experimentos são a forma de operar o Growth Hacking. São eles que definem as ações e estratégias a serem adotadas. Isso é feito por meio de testes de otimização ou de descoberta.

As métricas são a parte mais importante do experimento. Mas é importante sempre priorizar o que for mais simples de executar e com maior potencial de impacto positivo.

Além disso, os experimentos devem estar baseados em uma hipótese, ter recursos bem definidos, prazo de acompanhamento, pessoas envolvidas e ferramentas necessárias.

Tenha em mente que um experimento não deve ser abandonado no meio do caminho, quando os resultados não estão saindo de acordo com o esperado porque isso atrapalha o aprendizado.

Por que você deve usar Growth Hacking

O Growth Hacking é, sem dúvida, a melhor forma de crescer exponencialmente, porque permite a criação de modelos estratégicos altamente personalizados, o que garante resultados mais rápidos e consistentes. 

O Marketing Digital tradicional já não atende a demanda de crescimento e inovação do mercado atual altamente competitivo, Por isso, é fundamental contar com uma ação completa e mais avançada, capaz de gerar resultados rápidos com poucos recursos para não ficar para trás. 

Dicas para começar o Growth hacking

A estratégia de Growth precisa de disciplina na execução e ao mesmo tempo buscar formas inovadoras de marketing alinhadas ao seu negócio.

Contar com uma equipe diversa e hábil, capaz de ser criativa e analítica é uma forma de alcançar esses objetivos. A partir da definição de metas SMART e indicadores eficazes.

O próximo passo é implementar melhorias e otimizações com base na análise correta dos dados. Outra dica valiosa é utilizar estratégias básicas já validadas pelo mercado para dar o “start”.

Tenha em mente também que a otimização de estratégias já existentes pode gerar mais resultados do que novas estratégias, o que não impede que ambos sejam feitos em conjunto.

Analytics

Analytics são as ferramentas necessárias para mensuração dos dados dos testes e experimentos de forma ampla.

Enquanto ferramentas gratuitas como o Google Analytics é um forte aliado da estratégia de Growth, por se tratar de uma ferramenta gratuita, é muito útil para qualquer negócio, principalmente para startups.

Ele oferece uma gama imensa de informações voltadas para análise de mercado, e pode ser utilizada em conjunto com ferramentas específicas com características únicas e benefícios também específicos como HEAP e Mixpanel.

Contar com múltiplas soluções de análise permite que a equipe de marketing identifique tendências, riscos e oportunidades de forma mais assertiva e otimize resultados em cada unidade de negócio em tempo real.

Entender comportamento do visitante

O uso de ferramentas específicas para entender o comportamento do visitante é fundamental para a estratégia de Growth pois somente assim é possível implementar as mudanças necessárias.

Testes

O teste em si nada mais é do que a execução do experimento definido, e o sucesso depende do acompanhamento dos resultados da forma estipulada.

O objetivo do teste deve estar claro para todo o time, e com as etapas de execução muito bem definidas.

Para que tudo corra dentro do esperado, é preciso ter certeza sobre o que está sendo medido, e se está sendo medido da forma correta.

Analise os resultados e verifique se a hipótese definida no experimento foi confirmada ou não.

Em caso positivo é preciso implementar de forma escalada os resultados desse experimento sistematizando a sua execução.

Lembre-se de que mesmo quando um teste não traz os resultados esperados, é sempre possível obter algum aprendizado que será útil para o futuro.

Caso isso ocorra, procure entender qual o aprendizado e ideias que podem ser implementadas em experimentos futuros, a melhor forma de fazer isso é registrando os erros ocorridos.

Vantagens de aplicar o growth hacking

A grande vantagem de aplicar a metodologia de Growth Hacking é potencializar as chances de crescimento rápido a partir de estratégias organizadas e ações coordenadas definidas a partir de dados reais do seu negócio.

Além disso, essa técnica permite alavancar o crescimento com o uso de poucos recursos, além de incentivar um mindset de inovação e aprimoramento constantes.

Realizar growth hacking é o mesmo que marketing?

Podemos dizer que o Marketing Digital é apenas a “ponta do iceberg”, ou seja, realizar o Growth Hacking envolve desde a mudança de mindset e engajamento de todo o time, até a construção de processos simplificados, ágeis e constantes cujo foco principal é o crescimento.

Enquanto o Marketing Digital mantém o foco na aquisição de novos clientes, o Growth Hacking foca no crescimento e conta com um processo constante, estruturado e organizado.

Para que a metodologia do Growth funcione a estratégia deve levar em consideração não apenas a aquisição de clientes, mas também a ativação, a receita, a retenção e a indicação.

Importante notar que o olhar da estratégia de Growth Hacking é muito mais amplo, justamente para viabilizar o crescimento consistente.    

Processo passo a passo que se retroalimenta e se atualiza constantemente, criação de uma metodologia própria, ainda que partindo de modelos básicos já validados, mas que se aperfeiçoam com diversos testes simultâneos e análise de resultados concretos.

Conclusão

A metodologia do Growth Hacking utiliza testes para orientar resultados, e isso envolve necessariamente melhorar produtos e serviços, aumentar o ROI, além de obter informações relevantes a respeito das operações e sobre o modelo de negócio.

Uma estratégia de Growth Hacking bem estruturada é, sem dúvida, o melhor caminho para ganhar competitividade e criar uma cultura de crescimento e inovação constante dentro do negócio.

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