É muito provável que a empresa em que você trabalha já tenha alguma estratégia desenvolvida quando se trata de mídias sociais. (Se ainda não tem, eu posso te ajudar hehe).
Mas as mudanças acontecem quase que diariamente, o que funciona hoje não funcionará para sempre. Recentemente vimos que o Instagram removeu a quantidade de curtidas de um post. O que pode ter prejudicado alguns influencers e até mesmo marcas, já que muitas contratam influenciadores. E agora?
Agora a nova influência social será: CONTEÚDO. É através da qualidade do conteúdo que conseguiremos avaliar o engajamento real das marcas. Ou seja, a partir de agora não basta ter um bom conteúdo, mas sim o quanto ele engaja com a sua comunidade.
E, para ficamos à frente, mantendo nossas estratégias de marketing atualizadas, existem algumas tendências de social media que, com certeza, podemos colocar em prática para termos envolvimento do público e distribuição certa de conteúdo. São elas:
1 – Compartilhe conteúdo no LinkedIn
Outro dia, compartilhei num grupo de WhatsApp com duas amigas algo do LinkedIn e, pasmem, as duas não sabiam que rede social era esta. Talvez porque ambas não fazem parte do meio empresarial e não precisem de conexões com colegas de trabalho, já que cada uma empreende o seu próprio negócio. Mas a questão é que a maioria das empresas estão no LinkedIn e boa parte do seu público também está. Pesquisas recentes afirmam que 66% dos profissionais de marketing usaram os anúncios do LinkedIn para distribuir conteúdo no ano passado. Ou seja, se você ainda não usa o LinkedIn, comece o quanto antes.
2 – CEOs e outros líderes da empresa precisarão aparecer nas mídias sociais
Sabemos bem que a confiança do público nas instituições diminuíram, além é claro, da falta de transparência online de muitas empresas com seu público. O que é indesculpável.
Por isso, para as marcas se conectarem com à comunidade e darem voz às necessidades do cliente, será primordial que os CEOs comecem a usar as mídias sociais para compartilhar ideias e assuntos relevantes que façam sentido para o seu público. Em pleno 2019, não dá mais para apenas administrar um negócio e não participar ativamente dele através das redes sociais. Alguns exemplos de marcas que já estão fazendo isso aqui no Brasil: David Vélez, CEO do Nubank, Sergio Furio, CEO da Creditas, Mariana Dias, CEO da Gupy e Carlos Eduardo Moyses, CEO do iFood.
3 – Crie o conteúdo que seu público deseja
Uma das estratégias que temos utilizado aqui no Mercado Bitcoin para saber o que realmente o nosso público deseja é criar perguntas nos stories do Instagram abertamente: “que tipo de conteúdo você gostaria de ver aqui?”. Coletando esses feedbacks, nós já conseguimos mapear diversos conteúdos que já estavam no nosso radar e que fariam sentido de ser criados, além de insights para muitos outros conteúdos. Infelizmente, muitos profissionais de marketing e diversas empresas esquecem da importância de OUVIR os CLIENTES. Cada comentário, cada avaliação realizada nas redes sociais é algo que faz com que as marcas saiam na frente dos seus concorrentes. Usar isso a seu favor te dará uma vantagem sobre outras marcas.
4 – E por falar em Instagram Stories…
Talvez, o conteúdo mais valioso, seja o de curta duração. Sabendo disso, nosso amigo Zuzu (Zuckerberg) e sua equipe do Instagram viram que o Snapchat estava – e ainda está – bombando e tornaram algo simples e popular para manter os seguidores engajados e até mesmo aumentar os seguidores. E a jogada de mestre aqui é que você não precisa investir muito em vídeo. Basta compartilhar os bastidores da sua empresa através de vídeos simples, sem gastar um centavo. Além de engajar muito, os clientes não querem mais que as empresas estejam distantes deles, por isso, faz todo sentido mostrar o dia a dia das empresas e ver que por trás da tecnologia existem pessoais reais cuidando de cada detalhe daquela organização.
5 – Vídeo de formato longo
Se no tópico anterior eu disse que TALVEZ o conteúdo valioso seja o de curta duração. Parece que algumas coisas mudaram. Hoje, vídeos longos parece que chegaram para ficar.
Recentemente o Facebook investiu US$ 1 bilhão no desenvolvimento de conteúdo de vídeo original e de longa duração para sua plataforma Watch. Acreditam que o Twitter, Instagram, Snapchat e YouTube façam o mesmo. Além disso, vídeo + mídias sociais = perfeita combinação.
Apenas por curiosidade, segundo dados dos especialistas da eMarketer, 61% dos adultos americanos dizem assistir regularmente a programas na Netflix e 33% na Amazon Prime. E nas mídias sociais? Usuários entre 18 e 24 anos, 47% disseram que assistiriam ao seu programa de televisão favorito em uma rede social. E, pasmem, o número cai apenas para 38% entre adultos com idades entre 25 e 54 anos e 23% para adultos com mais de 55 anos. Claro que estamos falando do consumidor americano, mas isso já pode indicar uma lacuna para os consumidores globalmente.
6 – O quê? Você ainda não tem um chatbot na sua empresa?
Praticamente foi isso que eu disse ao entrar no Mercado Bitcoin. Como assim, vocês ainda não possuem um chatbot? E aqui, quero apenas pontuar o tanto que os chatbots facilitam a interação rápida com o público das redes sociais e de uma maneira que pareça bem pessoal. Muitas empresas pecam em “robotizarem” tudo, por isso é necessário personalizar a voz da sua marca. Qual é o tom de voz usado por vocês? E criar respostas personalizadas diretamente aos usuários. É um serviço que aumenta o envolvimento do cliente, além de solucionar – ou pelo menos direcionar – à necessidade que o cliente tem naquele momento. Caso estas necessidades não sejam atendidas, a segunda etapa é o atendimento humano. Afinal, não dá para automatizar 100% e chatbot não será melhor que o ser humano. Precisamos tratar de dores muito específicas do nosso cliente e nada melhor do que um ser humano para lidar com empatia em cada caso.
A ideia aqui foi reunir algumas tendências que já estão ocorrendo. É legal também ver o que seus concorrentes e até mesmo empresas de outros setores estão fazendo. Referência é TUDO. Nunca é cedo – ou tarde – demais para rever suas ações e até mesmo recriar suas estratégias de marketing. Se precisar de uma estratégia para isso, só entrar em contato com a gente.
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