Blog

Sumário

Júlia Audi
Júlia Audi

O que é startup?

O que é startup

O que é startup? Esse é um termo muito usado para classificar as novas empresas que oferecem produtos inovadores. Normalmente, esses negócios são atuantes na área da tecnologia, levando soluções rápidas e eficientes para o mercado.

Mesmo enfrentando um início incerto, essas empresas hoje estão em ascensão e fazendo grande sucesso, tornando-se referência, como a Netflix e o Nubank. A tendência é que novas startups surjam com mais frequência.

Neste material, vamos te mostrar o que é startup e como funciona esse tipo de empreendedorismo. Continue acompanhando e boa leitura!

Startup: o que é e como funciona?

O termo startup vem da palavra inglesa start, que significa começar. Ela começou a se popularizar na década de 90, época em que surgiu a internet. Naquele período, várias startups surgiram no Vale do Silício, Califórnia, uma região que abriga diversas empresas voltadas para tecnologia.

O conceito desse termo se trata de uma empresa em sua fase inicial, que apresenta um produto inovador e com grande potencial de crescimento. Elas atuam nas mais diversas áreas do mercado e, normalmente, usam de grandes tecnologias em suas operações.

Um startup se caracteriza por ter o seu negócio escalável, crescendo de forma muito rápida. Por ser um modelo de negócio inovador, sua tendência é ter grande eficiência, se comparado a uma pequena ou média empresa.

Esses negócios entram no mercado a fim de buscar capital, usando tecnologias digitais para crescer e encontrar o seu financiamento.

Lean Startup

Agora que você já sabe o que é startup, vamos te mostrar o que é o Lean Startup. Esse método pode ser bastante útil em seu negócio, pois é uma forma de ter um startup mais enxuto. Dentro do conceito de negócios, essa metodologia envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios dentro de um processo. Ele está bem somado ao ambiente dessas novas empresas de tecnologia.

A metodologia ajuda diversas empresas a desenvolver e lançar novos produtos.  Mas para que ela dê certo, é preciso se apoiar em seus três pilares:

·         Quando você vai lançar um produto, não tem nada além de hipótese, portanto, ao invés de um grande relatório sobre ela, monte o seu planejamento com base no Canvas;

·         Teste as hipóteses sobre o seu produto com a ajuda de potenciais usuários ou compradores para ter a sua opinião;

·         Por fim, a startup adota o modelo de desenvolvimento ágil, onde não perde tempo ou recursos, pois o produto está sendo criado de forma iterativa e incremental.

Características de um startup

Listamos abaixo as principais características de uma startup:

Modelo de negócios

Os modelos de negócios dentro de uma startup costumam ser inovadores, pois estão relacionados diretamente à tecnologia. Algumas áreas que esse tipo de empresa atuam são:

·         Insurtech: no ramo securitário;

·         Healhtech: área da saúde;

·         Govtech: no poder público;

·         Lawtech ou legaltech: jurídico;

·         Agrotech: na área do agronegócio em geral;

·         Edutech: educação;

·         Trasportech: soluções em transporte.

Repetível e escalável

A intenção de uma startup é crescer de forma rápida e agressiva, por isso, possui um modelo de negócio repetível e escalável. Ou seja, o produto precisa ser facilmente vendido e aplicado em um grande número de pessoas.

Cenário de incertezas

Uma startup é uma empresa de risco assumida. Quem empreende ou quem investe sabe que esse é um negócio incerto. Esse é o preço que se paga pelas chances de crescimento acelerado.

Qual a diferença entre uma empresa e um startup?

Toda startup é uma empresa, mas nem toda empresa é uma startup. Isso porque o modelo inovador de negócio vai com tudo para o mercado para crescer com mais rapidez. Além disso, elas aceitam o risco do negócio e correm atrás de investimentos externos para acelerar o seu sucesso.

Tipos de startups

A partir de quem é o público-alvo é possível classificar a startup. Veja quais são os tipos:

B2B – business to business

Essas startups atendem outras empresas. Portanto, são startups que vendem bens que só depois chegam ao consumidor. Porém, têm aquelas que prestam serviços intermediários em outros empreendimentos.

B2C – business to consumer

Essas startups vendem diretamente para o consumidor final, portanto, abrangem um universo maior de possibilidades.

C2C – consumer to consumer

Aqui é quando um consumidor vende para outro consumidor. Por exemplo, marketplace de produtos usados ou de segunda mão, como o Enjoei.

Modelos de negócio de startups

Além dos tipos de startups, há também os diversos modelos de negócios. Veja quais são:

SaaS

O Software as a Service, SaaS, oferece serviços em nuvem. Resumidamente, funciona como um software autônomo, facilitando os serviços manuais.

Marketplace

Esse é um shopping virtual, conectando oferta e demanda por meio de uma plataforma digital. Nela, os clientes podem encontrar vários vendedores ou prestadores de serviço.

Assinatura

Esse modelo se popularizou com o avanço das tecnologias. Por exemplo, os serviços de streaming, como Netflix, Disney + e Amazon Prime.

Redes Sociais

O modelo de negócio pelas redes sociais é oferecido gratuitamente ao consumidor que visualiza as publicidades. Esse tipo de startup é muito usado em aplicativos.

Perguntas comuns sobre startups

O que é startup unicórnio?

São as startups valorizadas em mais de 1 milhão de dólares, mas sem ter capital na bolsa de valores. Mas elas são raras, uma vez que não é fácil alcançar tamanha valorização.

O que os investidores chamam de startup?

Eles chamam de startup as empresas inovadoras, com custo e manutenção baixos, porém, que conseguem crescer rapidamente. Além de gerar lucros cada vez maiores.

Startups são somente empresas de internet?

Não, só que o modelo virtual é mais frequente por ser mais econômico. Portanto, uma startup pode ser uma empresa física também.

Quais exemplos de startups de sucesso?

Diversas empresas são referências em todo o mundo. Veja algumas delas:

·         PayPal;

·         LinkedIn;

·         Airbnb;

·         A gigante Google.

Conclusão

Definir o que é startup é pensar em uma empresa diferente, com uma ideia inovadora escalável e em condições de extremas incertezas. Porém, que tendem a ser um sucesso, quando bem administrada.

Esse tipo de negócio tem crescido com muita força em todo o mundo. Será que teremos um futuro com mais startups?

Se você quer montar a sua ou se já tem uma e precisa melhorar o marketing digital, conte com os especialistas da Audi! Vamos te ajudar a dar total visibilidade ao seu negócio.

Compartilhe nas redes sociais:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.