O que é startup? Esse é um termo muito usado para classificar as novas empresas que oferecem produtos inovadores. Normalmente, esses negócios são atuantes na área da tecnologia, levando soluções rápidas e eficientes para o mercado.
Mesmo enfrentando um início incerto, essas empresas hoje estão em ascensão e fazendo grande sucesso, tornando-se referência, como a Netflix e o Nubank. A tendência é que novas startups surjam com mais frequência.
Neste material, vamos te mostrar o que é startup e como funciona esse tipo de empreendedorismo. Continue acompanhando e boa leitura!
Startup: o que é e como funciona?
O termo startup vem da palavra inglesa start, que significa começar. Ela começou a se popularizar na década de 90, época em que surgiu a internet. Naquele período, várias startups surgiram no Vale do Silício, Califórnia, uma região que abriga diversas empresas voltadas para tecnologia.
O conceito desse termo se trata de uma empresa em sua fase inicial, que apresenta um produto inovador e com grande potencial de crescimento. Elas atuam nas mais diversas áreas do mercado e, normalmente, usam de grandes tecnologias em suas operações.
Um startup se caracteriza por ter o seu negócio escalável, crescendo de forma muito rápida. Por ser um modelo de negócio inovador, sua tendência é ter grande eficiência, se comparado a uma pequena ou média empresa.
Esses negócios entram no mercado a fim de buscar capital, usando tecnologias digitais para crescer e encontrar o seu financiamento.
Lean Startup
Agora que você já sabe o que é startup, vamos te mostrar o que é o Lean Startup. Esse método pode ser bastante útil em seu negócio, pois é uma forma de ter um startup mais enxuto. Dentro do conceito de negócios, essa metodologia envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios dentro de um processo. Ele está bem somado ao ambiente dessas novas empresas de tecnologia.
A metodologia ajuda diversas empresas a desenvolver e lançar novos produtos. Mas para que ela dê certo, é preciso se apoiar em seus três pilares:
· Quando você vai lançar um produto, não tem nada além de hipótese, portanto, ao invés de um grande relatório sobre ela, monte o seu planejamento com base no Canvas;
· Teste as hipóteses sobre o seu produto com a ajuda de potenciais usuários ou compradores para ter a sua opinião;
· Por fim, a startup adota o modelo de desenvolvimento ágil, onde não perde tempo ou recursos, pois o produto está sendo criado de forma iterativa e incremental.
Características de um startup
Listamos abaixo as principais características de uma startup:
Modelo de negócios
Os modelos de negócios dentro de uma startup costumam ser inovadores, pois estão relacionados diretamente à tecnologia. Algumas áreas que esse tipo de empresa atuam são:
· Insurtech: no ramo securitário;
· Healhtech: área da saúde;
· Govtech: no poder público;
· Lawtech ou legaltech: jurídico;
· Agrotech: na área do agronegócio em geral;
· Edutech: educação;
· Trasportech: soluções em transporte.
Repetível e escalável
A intenção de uma startup é crescer de forma rápida e agressiva, por isso, possui um modelo de negócio repetível e escalável. Ou seja, o produto precisa ser facilmente vendido e aplicado em um grande número de pessoas.
Cenário de incertezas
Uma startup é uma empresa de risco assumida. Quem empreende ou quem investe sabe que esse é um negócio incerto. Esse é o preço que se paga pelas chances de crescimento acelerado.
Qual a diferença entre uma empresa e um startup?
Toda startup é uma empresa, mas nem toda empresa é uma startup. Isso porque o modelo inovador de negócio vai com tudo para o mercado para crescer com mais rapidez. Além disso, elas aceitam o risco do negócio e correm atrás de investimentos externos para acelerar o seu sucesso.
Tipos de startups
A partir de quem é o público-alvo é possível classificar a startup. Veja quais são os tipos:
B2B – business to business
Essas startups atendem outras empresas. Portanto, são startups que vendem bens que só depois chegam ao consumidor. Porém, têm aquelas que prestam serviços intermediários em outros empreendimentos.
B2C – business to consumer
Essas startups vendem diretamente para o consumidor final, portanto, abrangem um universo maior de possibilidades.
C2C – consumer to consumer
Aqui é quando um consumidor vende para outro consumidor. Por exemplo, marketplace de produtos usados ou de segunda mão, como o Enjoei.
Modelos de negócio de startups
Além dos tipos de startups, há também os diversos modelos de negócios. Veja quais são:
SaaS
O Software as a Service, SaaS, oferece serviços em nuvem. Resumidamente, funciona como um software autônomo, facilitando os serviços manuais.
Marketplace
Esse é um shopping virtual, conectando oferta e demanda por meio de uma plataforma digital. Nela, os clientes podem encontrar vários vendedores ou prestadores de serviço.
Assinatura
Esse modelo se popularizou com o avanço das tecnologias. Por exemplo, os serviços de streaming, como Netflix, Disney + e Amazon Prime.
Redes Sociais
O modelo de negócio pelas redes sociais é oferecido gratuitamente ao consumidor que visualiza as publicidades. Esse tipo de startup é muito usado em aplicativos.
Perguntas comuns sobre startups
O que é startup unicórnio?
São as startups valorizadas em mais de 1 milhão de dólares, mas sem ter capital na bolsa de valores. Mas elas são raras, uma vez que não é fácil alcançar tamanha valorização.
O que os investidores chamam de startup?
Eles chamam de startup as empresas inovadoras, com custo e manutenção baixos, porém, que conseguem crescer rapidamente. Além de gerar lucros cada vez maiores.
Startups são somente empresas de internet?
Não, só que o modelo virtual é mais frequente por ser mais econômico. Portanto, uma startup pode ser uma empresa física também.
Quais exemplos de startups de sucesso?
Diversas empresas são referências em todo o mundo. Veja algumas delas:
· PayPal;
· LinkedIn;
· Airbnb;
· A gigante Google.
Conclusão
Definir o que é startup é pensar em uma empresa diferente, com uma ideia inovadora escalável e em condições de extremas incertezas. Porém, que tendem a ser um sucesso, quando bem administrada.
Esse tipo de negócio tem crescido com muita força em todo o mundo. Será que teremos um futuro com mais startups?
Se você quer montar a sua ou se já tem uma e precisa melhorar o marketing digital, conte com os especialistas da Audi! Vamos te ajudar a dar total visibilidade ao seu negócio.
Posts Relacionados
-
Como criar conteúdos relevantes para o mercado financeiro
O marketing de conteúdo voltado para a área das finanças, é um baita desafio para…
-
O que são backlinks e por que eles são importantes?
Afinal, o que é backlink? Muito usado em estratégias de ranqueamento, ele é um link…
-
Qual é o papel do SEO no Growth?
O que é SEO no Growth? O crescimento é o principal objetivo de toda empresa,…