Blog

O que são backlinks e por que eles são importantes?

O que são backlinks e por que eles são importantes

Afinal, o que é backlink? Muito usado em estratégias de ranqueamento, ele é um link que ao receber um clique leva a pessoa para outra página. Portanto, ele aponta para outro domínio. Resumidamente, é um site levando para outro.

É importante ressaltar que um backlink é um link entre sites diferentes. Afinal, quando o endereço é da mesma página o nome dado é link interno.  

Vamos explicar melhor o que é backlink. Isso porque essa é uma das mais de 170 estratégias de SEO que podem te ajudar a ter um melhor posicionamento no Google. Continue acompanhando e entenda melhor esses pontos.

O que é backlink?

O backlink é um link criado de um site para o outro. Os motores de busca, como o Google, usam a qualidade e o número de backlinks como um dos pilares para ter um bom ranqueamento. Portanto, essa é uma das estratégias fundamentais do SEO.

Hoje em dia, é difícil ranquear no Google somente inserindo um determinado número de palavras-chave em seu conteúdo. Afinal, é muita competitividade dentro da página de resultados.

No entanto, os buscadores enxergam os backlinks como se fossem uma indicação. Isso porque se um site indica o seu conteúdo significa que ele é de qualidade. Portanto, a cada link recebido um portal ganha mais autoridade. Sendo assim, quanto maior a sua autoridade, maiores são as chances de conquistar bons rankings.

Diferença entre backlinks follow e no follow

Existem dois tipos de backlinks, mas poucas pessoas sabem disso. Isso porque a olho nu eles não possuem diferença, afinal, ambos são links. Porém, vamos explicar suas singularidades.

Links follow

Podemos caracterizar os links follow como pontos que empurram o juice da interface de SEO e o aumento de sites vinculados. Ou seja, ajudando-os a subir mais nas pesquisas de SERPs.

O Google observa esses pontos para analisar o número de backlinks que uma página possui e quais são os destinos exatos. Dessa forma, o buscador descobre que muitos usuários se conectam com uma determinada página, portanto, concluem que ela deve ser ótima.

Link No Follow

O link no follow é uma conexão que não inclui um ponto de suporte na página, pois não suporta o PageRank e não ajuda na posição de uma página no SERPs. Portanto, uma conexão no follow é feita com Tag HTML. Podemos dizer que é um aviso para o buscador não verificar o conteúdo.

Mas como começar uma estratégia de backlinks?

Agora que você sabe o que é backlinks, com certeza, quer entender como montar uma estratégia com base em links. Portanto, vamos te ensinar a conquistá-los. Sendo assim, o primeiro passo é ter um site que mereça receber links.

Afinal, tudo o que vamos te ensinar só é possível colocar em prática se o seu site for de qualidade. Além disso, como em qualquer estratégia, você precisa ter objetivos.

Defina seus objetivos

O número de backlinks recebidos traz muitos benefícios. Mas para isso a sua estratégia precisa ter um objetivo. Você pode desejar:

·         Melhorar o seu rankeamento;

·         Fortalecer a marca e o site;

·         Conquistar tráfego e visibilidade.

No entanto, cada uma dessas estratégias vai demandar um tipo de backlink, diferentes tipos de quantidade e parceiros também. Além disso, o texto de linkagem será distinto. Por isso, antes de promover qualquer tipo de link, compreenda bem o seu objetivo.

Encontre bons parceiros

A sua estratégia de backlink deve ser tão boa quanto a sua quantidade de parceiros. Porém, essa parceria precisa fazer sentido. Afinal, um salão de beleza enviar um link para uma oficina mecânica não tem muita lógica.

Sendo assim, tenha em mente itens como:

·         A parceria deve ser feita com empresas do mesmo segmento ou áreas similares;

·         Empresas e pessoas;

·         As personas devem ser semelhantes;

·         Que tenha grande probabilidade de linkagem.

Imagine que você vai lançar um curso de doces para divulgar a sua empresa. Veja alguns exemplos de potenciais parceiros:

·         Blogs de alimentação;

·         Sites de receitas.

Cuidados ao identificar backlinks

Para que a sua estratégia dê bons resultados é importante que você saiba identificar um bom backlink. Ele necessita ter algumas características, portanto, verificar isso é necessário para que o seu objetivo seja alcançado.

Principais métricas para ficar de olho

Para que um backlink seja identificado como bom ele precisa ter as seguintes características:

·         Autoridade do domínio e da página: para descobrir essa autoridade, você pode usar ferramentas como Moz Bar, ela mostra a autoridade do domínio e da página;

·         Links naturais: a naturalidade sempre tem o seu lugar e com o backlink também, especialmente se pensamos em autoridade. O link natural é um link que outro site faz de forma espontânea, portanto, você recebe essa troca de links porque viram que o seu conteúdo é bom;

·         Texto âncora: esse é um trecho dentro do conteúdo que faz link para outra página.

Ferramentas para backlinks

Explicamos para você o que é backlink, portanto, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem te auxiliar para gerá-los. Confira:

Ahrefs

Essa é a ferramenta mais completa para backlinks. Afinal, ela possui uma base de dados completa. Com ela é possível avaliar os links, notificar os links perdidos e recebidos, analisar o perfil de backlinks, fazer auditoria dos links e tudo o que você precisa para colocar em prática suas estratégias.

SEMrush

A mais famosa ferramenta de backlinks é o SEMrush. Basicamente ela tema as mesmas funções da anterior, porém, sua base de dados não é tão completa. Seu destaque maior é a sua funcionalidade.

Check my Links

A plataforma é gratuita e pode ser uma aliada de valor para a sua estratégia. Afinal, ela é útil para corrigir os links quebrados dentro do seu site.

Google Search Console

Essa também é uma ferramenta útil e muito usada, especialmente por ser gratuita. Por meio da ferramenta você consegue analisar quais são as páginas que recebem mais backlinks e quais precisam ser priorizadas. Além disso, é possível saber quais sites fazem links para o seu portal.

Compreendeu o que é backlink? Saber montar uma estratégia assertiva inicialmente pode ser algo mais difícil, por isso, contar com uma consultoria especializada é a solução para você.

Conte com o apoio da Audi Consultoria Digital  para ter os melhores resultados das suas estratégias e dominar o tema backlinks.

Esse texto foi útil? Compartilhe essa informação com um amigo!

Compartilhar:

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.