Afinal, o que é backlink? Muito usado em estratégias de ranqueamento, ele é um link que ao receber um clique leva a pessoa para outra página. Portanto, ele aponta para outro domínio. Resumidamente, é um site levando para outro.
É importante ressaltar que um backlink é um link entre sites diferentes. Afinal, quando o endereço é da mesma página o nome dado é link interno.
Vamos explicar melhor o que é backlink. Isso porque essa é uma das mais de 170 estratégias de SEO que podem te ajudar a ter um melhor posicionamento no Google. Continue acompanhando e entenda melhor esses pontos.
O que é backlink?
O backlink é um link criado de um site para o outro. Os motores de busca, como o Google, usam a qualidade e o número de backlinks como um dos pilares para ter um bom ranqueamento. Portanto, essa é uma das estratégias fundamentais do SEO.
Hoje em dia, é difícil ranquear no Google somente inserindo um determinado número de palavras-chave em seu conteúdo. Afinal, é muita competitividade dentro da página de resultados.
No entanto, os buscadores enxergam os backlinks como se fossem uma indicação. Isso porque se um site indica o seu conteúdo significa que ele é de qualidade. Portanto, a cada link recebido um portal ganha mais autoridade. Sendo assim, quanto maior a sua autoridade, maiores são as chances de conquistar bons rankings.
Diferença entre backlinks follow e no follow
Existem dois tipos de backlinks, mas poucas pessoas sabem disso. Isso porque a olho nu eles não possuem diferença, afinal, ambos são links. Porém, vamos explicar suas singularidades.
Links follow
Podemos caracterizar os links follow como pontos que empurram o juice da interface de SEO e o aumento de sites vinculados. Ou seja, ajudando-os a subir mais nas pesquisas de SERPs.
O Google observa esses pontos para analisar o número de backlinks que uma página possui e quais são os destinos exatos. Dessa forma, o buscador descobre que muitos usuários se conectam com uma determinada página, portanto, concluem que ela deve ser ótima.
Link No Follow
O link no follow é uma conexão que não inclui um ponto de suporte na página, pois não suporta o PageRank e não ajuda na posição de uma página no SERPs. Portanto, uma conexão no follow é feita com Tag HTML. Podemos dizer que é um aviso para o buscador não verificar o conteúdo.
Mas como começar uma estratégia de backlinks?
Agora que você sabe o que é backlinks, com certeza, quer entender como montar uma estratégia com base em links. Portanto, vamos te ensinar a conquistá-los. Sendo assim, o primeiro passo é ter um site que mereça receber links.
Afinal, tudo o que vamos te ensinar só é possível colocar em prática se o seu site for de qualidade. Além disso, como em qualquer estratégia, você precisa ter objetivos.
Defina seus objetivos
O número de backlinks recebidos traz muitos benefícios. Mas para isso a sua estratégia precisa ter um objetivo. Você pode desejar:
· Melhorar o seu rankeamento;
· Fortalecer a marca e o site;
· Conquistar tráfego e visibilidade.
No entanto, cada uma dessas estratégias vai demandar um tipo de backlink, diferentes tipos de quantidade e parceiros também. Além disso, o texto de linkagem será distinto. Por isso, antes de promover qualquer tipo de link, compreenda bem o seu objetivo.
Encontre bons parceiros
A sua estratégia de backlink deve ser tão boa quanto a sua quantidade de parceiros. Porém, essa parceria precisa fazer sentido. Afinal, um salão de beleza enviar um link para uma oficina mecânica não tem muita lógica.
Sendo assim, tenha em mente itens como:
· A parceria deve ser feita com empresas do mesmo segmento ou áreas similares;
· Empresas e pessoas;
· As personas devem ser semelhantes;
· Que tenha grande probabilidade de linkagem.
Imagine que você vai lançar um curso de doces para divulgar a sua empresa. Veja alguns exemplos de potenciais parceiros:
· Blogs de alimentação;
· Sites de receitas.
Cuidados ao identificar backlinks
Para que a sua estratégia dê bons resultados é importante que você saiba identificar um bom backlink. Ele necessita ter algumas características, portanto, verificar isso é necessário para que o seu objetivo seja alcançado.
Principais métricas para ficar de olho
Para que um backlink seja identificado como bom ele precisa ter as seguintes características:
· Autoridade do domínio e da página: para descobrir essa autoridade, você pode usar ferramentas como Moz Bar, ela mostra a autoridade do domínio e da página;
· Links naturais: a naturalidade sempre tem o seu lugar e com o backlink também, especialmente se pensamos em autoridade. O link natural é um link que outro site faz de forma espontânea, portanto, você recebe essa troca de links porque viram que o seu conteúdo é bom;
· Texto âncora: esse é um trecho dentro do conteúdo que faz link para outra página.
Ferramentas para backlinks
Explicamos para você o que é backlink, portanto, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem te auxiliar para gerá-los. Confira:
Ahrefs
Essa é a ferramenta mais completa para backlinks. Afinal, ela possui uma base de dados completa. Com ela é possível avaliar os links, notificar os links perdidos e recebidos, analisar o perfil de backlinks, fazer auditoria dos links e tudo o que você precisa para colocar em prática suas estratégias.
SEMrush
A mais famosa ferramenta de backlinks é o SEMrush. Basicamente ela tema as mesmas funções da anterior, porém, sua base de dados não é tão completa. Seu destaque maior é a sua funcionalidade.
Check my Links
A plataforma é gratuita e pode ser uma aliada de valor para a sua estratégia. Afinal, ela é útil para corrigir os links quebrados dentro do seu site.
Google Search Console
Essa também é uma ferramenta útil e muito usada, especialmente por ser gratuita. Por meio da ferramenta você consegue analisar quais são as páginas que recebem mais backlinks e quais precisam ser priorizadas. Além disso, é possível saber quais sites fazem links para o seu portal.
Compreendeu o que é backlink? Saber montar uma estratégia assertiva inicialmente pode ser algo mais difícil, por isso, contar com uma consultoria especializada é a solução para você.
Conte com o apoio da Audi Consultoria Digital para ter os melhores resultados das suas estratégias e dominar o tema backlinks.
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