Você já se perguntou o que é o flywheel? Em qualquer setor do marketing moderno que tem a intenção de gerar leads e apoiar as vendas, deve ter um funil em algum lugar. Pode ser no dashboard da TV, um relatório na planilha do Excel ou em post-it. Afinal, isso é comum em uma equipe que busca o crescimento da empresa.
Durante muitos anos as instituições se organizam pelo tradicional funil de vendas: atrair, converter e vender. É importante ressaltar que esse método, mesmo sendo mais antigo, funcionou muito bem. Ele ainda funciona. Porém, a estratégia focada somente nesse funil é a mais o suficiente. Afinal, a eficácia não é mais a mesma.
De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot em 2018, 55% dos compradores afirmam que o marketing “boca a boca” é a fonte mais confiável na hora de escolher um software. Outros 45% destacam que a confiança maior está nos clientes do fornecedor que está sendo avaliado.
Sendo assim, o trabalho constante do marketing de gerar mais leads para fechar mais negócios é apenas uma das responsabilidades do setor. No entanto, é preciso pensar em um negócio que acelere e cresça por si mesmo. Apresentamos a você o flywheel. Continue acompanhando e saiba mais sobre ele.
O que é flywheel e como funciona?
Pensando no funil de vendas, nossos esforços se acabam quando atingimos a base, ou seja, quando o lead é convertido em cliente. Entretanto, no flywheel é diferente, pois a energia é armazenada e liberada quando há necessidade.
A ferramenta inventada por James Watt é uma roda muito eficiente em termos de energia. Afinal, quanto mais rápida ela gira, mais energia armazena, dessa forma elimina atritos e fricções durante o seu movimento.
Sendo assim, apostar no flywheel é investir todo o esforço em direção ao cliente. Portanto, a intenção é gerar a melhor experiência em todos os pontos de contato. Por isso, marketing, vendas e serviços trabalham juntos.
Dessa forma, o trabalho é para incentivar os clientes satisfeitos a promover a marca, ou seja, gerando o famoso e eficiente marketing “boca a boca”. Afinal, isso atrai mais leads para empresa e negócios para iniciar um novo ciclo.
Relação entre inbound marketing e flywheel
O flywheel surgiu para somar forças ao inbound marketing. Portanto, são forças complementares, mas que precisam trabalhar em sincronia. Se antigamente o marketing era focado em vendas, a ideia de somar um olhar de relações públicas tem o objetivo de construir relacionamentos com as pessoas. Dessa forma, é possível fortalecer a reputação da marca e compreender, por meio de dados, o comportamento do cliente.
Uma das estratégias mais usadas no flywheel é criar press releases institucionais ou mais segmentados por personas. Assim, usa-se uma palavra-chave no texto para atrair uma audiência mais qualificada, usando Link Building para elevar as chances de inserção de backlinks em sites e blogs mais qualificados. Mas essas são somente algumas formas de construir a relação empresa e cliente.
Essa mudança de visão mostra que a função do marketing não é simplesmente fechar negócios, mas abrir oportunidades para criar relacionamentos. Essa conexão dá poder a um negócio.
Flywheel da Amazon
A gigante Amazon adotou o conceito de flywheel e agora usa em todos os seus negócios essas estratégias. Veja como ela funciona:
· Preocupação com a experiência do cliente, que é fundamental, portanto, todos os colaboradores da Amazon têm isso como o seu principal princípio.;
· Com uma excelente experiência, o tráfego no site da Amazon cresce;
· Os vendedores são atraídos para colocar os seus produtos a venda no site da Amazon;
· Isso cria uma seleção maior de produtos para os clientes e, em contrapartida, o aumento de vendas da empresa. Dessa forma, a Amazon reduz a sua estrutura de custos e de preços. Tudo isso, somado a boa experiência do cliente, aumenta o tráfego no site.
Depois que esse ciclo de vendas começa a funcionar, cada etapa ganha vida própria. Portanto, o tráfego do site aumenta, consequentemente as vendas também e os preços baixam. Tudo isso soma para o crescimento constante da Amazon.com. Vale destacar que em todos os negócios da empresa é usado o flywheel.
Dicas de como implementar na sua empresa
Até aqui explicamos como funciona o flywheel. Porém, você deve estar se perguntando: como implementar essa estratégia em minha empresa? Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar:
Desenhe a jornada completa da persona
Trace toda a jornada de compra da sua persona. Mas para isso é necessário entender o seu consumidor, quais são suas dores, gerando um mapa de empatia e oferecendo soluções.
Faça o mapeamento de atritos ao longo da jornada
Faça uma pesquisa para entender onde o cliente tem encontrado dificuldade. Conheça os seus obstáculos e liste ações para melhorar a jornada de compra do seu consumidor.
Defina métrica de sucesso do cliente
As métricas de sucesso são aquelas que focam no comportamento do consumidor e não no resultado da estratégia. Portanto, defina quais serão elas, de acordo com o seu negócio.
Diferentemente de muitas estratégias, dentro do flywheel não se tem a ideia de tudo ou nada. Qualquer mudança para diminuir o atrito no relacionamento com o cliente e melhorar a sua experiência é mensurável para o negócio.
Conclusão
No atual cenário do mercado, o consumidor busca informações sobre produtos e serviços em diversos meios. Afinal, ele quer saber qual foi a experiência de uma pessoa ao comprar determinado produto ou serviço.
Mesmo que o site oficial da marca e suas redes sociais garantem qualidade e credibilidade, os consumidores querem saber a real experiência do cliente. Portanto, é muito comum buscar sobre a reputação de uma empresa no Google.
Graças ao flywheel é mais viável que o ciclo de vida do cliente dentro de uma empresa seja prolongado e sustentável. Além disso, um bom relacionamento com o cliente faz com que o seu negócio saia na frente da concorrência. Afinal, na trajetória para otimizar e melhorar experiência do consumidor, são somados valores que servem para que o público lembre mais facilmente da sua marca.
O efeito flywheel é real e já está sendo implantado por várias empresas. Isso porque a técnica pode ser usada para acelerar a eficácia e a receita de um negócio. Afinal, o cliente é colocado no centro dos processos de marketing.
O texto foi útil? Esperamos que sim e que tudo o que foi dito aqui faça a roda do seu negócio girar mais rápido. Conte com o apoio da Audi Consultoria Digital para ter os melhores resultados e ver a sua empresa crescer!
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