Blog

O que é SEO e para que serve?

O que é SEO e para que serve

Na era digital nenhuma pergunta fica sem resposta, basta perguntar para o Google: O que é SEO e para que serve? , e pronto, a informação está ali como num passe de mágica!

Esse mecanismo de busca pela Internet influenciou, e muito, o comportamento das pessoas, ou melhor dizendo, dos usuários, não é mesmo?

O hábito de pesquisar no Google se transformou em oportunidade de negócio, e é para isso que o Marketing Digital, e, mais especificamente o SEO serve.

A sigla SEO é a abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization, que consiste em uma técnica de otimização dos mecanismos de busca.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, a tendência é clicar logo nos primeiros resultados da busca, por isso, todos querem estar no topo dessa lista.

O objetivo do SEO é posicionar o seu site ou um blog entre os primeiros resultados dos Google ou Bing para que ele possa ser facilmente encontrado pelos clientes em potencial.

Diferença de SEO e SEM

A principal diferença entre o SEO e o SEM – Search Engine Marketing, é que este último abrange um leque maior de técnicas para posicionamento nos motores de busca, incluindo os métodos não orgânicos ou pagos como Google Ads.

O que não é SEO: técnicas de black hat

Com a transformação digital e o avanço da tecnologia, novos comportamentos surgiram, e, por esse motivo, o Marketing Digital acompanhou esse movimento com o intuito de gerar negócios.

No entanto, como em diversas áreas, sempre há aqueles que buscam “atalhos” e formas mais fáceis de atingir um resultado, ainda que não seja a forma mais correta.

É o caso do Black Hat SEO, uma técnica de manipulação do ranking do Google, uma forma ilegítima de alcançar um bom resultado nos mecanismos de busca.

A forma mais comum de Black Hat SEO é incluir palavras-chave e links nos sites para melhorar as posições no ranking artificialmente, ou seja, sem criar um conteúdo relevante de fato.

Uma das práticas mais conhecidas de Black Hat SEO é a “keyword stuffing”, que consiste em repetir diversas vezes propositalmente uma palavra-chave no texto para forçar o algoritmo do Google a reconhecer sua relevância e posicionar melhor o conteúdo.

Principais Fatores de Ranqueamento

O Google não torna público quais são seus fatores de ranqueamento, estima-se que eles sejam mais de 200.

No entanto, sabemos que alguns deles são determinantes para aparecer nas primeiras posições nas buscas.

Qualidade do Conteúdo

Quando o assunto é Marketing Digital, o termo relevância é muito utilizado, mas o que faz o conteúdo ser relevante é a sua qualidade.

Conteúdo original, completo e útil, para o usuário sanando todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Performance da página

O tempo de carregamento da página é um fator que influencia muito no ranqueamento.

Os usuários da Internet querem respostas rápidas, e o dia a dia das pessoas é corrido, por isso, o tempo é o ativo mais valioso.

O site não deve levar mais de 2 segundos para carregar, para que o usuário tenha uma boa experiência ao navegar por ele.

Palavra-chave

As palavras-chave têm uma função relevante na estratégia de SEO On Page e claro, influenciam no ranqueamento.

O ideal é usar palavras-chave nas páginas do site para ter uma boa indexação, mas não exagere, lembre-se que o “keyword stuffing”, é considerado Black Hat.

Como funciona mecanismos de busca

o que e seo e para que serve

Os mecanismos de busca funcionam com algoritmos de rastreamento e indexação das páginas para apresentar o melhor resultado para os usuários.

A função deles é criar uma lista de sites por ordem de relevância, e para isso diversos fatores são considerados, como já falamos, qualidade do conteúdo, performance da página, uso de palavras-chave etc.

Para que seu site apareça nas primeiras posições, ele deve ser considerado pelo algoritmo do Google com um dos mais relevantes para determinada palavra-chave.

Por isso, adotar boas práticas de SEO ajudam muito o site a estar nas primeiras posições do Google.

Como começar o SEO ainda hoje

Aqui vão algumas dicas para você começar o SEO ainda hoje!

  • Otimize os textos do seu site, comece pesquisando palavras-chave em ferramentas como o SEMrush para pesquisar e identificar as palavras-chave mais usadas no seu nicho de conteúdo.
  • Com o SEMrush também é possível identificar as palavras-chave usadas pela concorrência, basta pesquisar o site ou domínio dos seus concorrentes e saber quais são as palavras-chave mais usadas por eles.
  • Pesquise também as palavras-chave que levam os usuários a encontrar a sua página, você pode fazer isso usando o Google Analytics. Essas informações são valiosas pois é possível conhecer quais as palavras-chave que movimentam um site, e isso vale tanto para o tráfego orgânico quanto para o pago.
  • Com as palavras-chave em mãos comece a produzir conteúdo de interesse do seu público-alvo e defina prioridades para cada um deles. Monitore o desempenho do seu conteúdo verificando o posicionamento do seu site conforme as palavras-chave escolhidas. Essa técnica permite ainda que você otimize os textos que já estão no seu site sem que seja preciso criar um conteúdo novo para determinado assunto.

    Agora que você já conhece uma estratégia básica de SEO, que tal fazer o diagnóstico do seu site e começar a colocar o SEO em prática?

Para não errar na sua estratégia de SEO, nada melhor do que contar com o olhar de um especialista para enxergar esses fatores e montar a estratégia ideal, certo?

Para isso, você pode contar com o apoio da Audi Consultoria Digital para obter os melhores resultados para o crescimento orgânico do seu negócio.

Compartilhar:

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Audi Consultoria Digital respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Audi Consultoria Digital, e outros sites que possuímos e operamos. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.  

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. 

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.                    

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.                    

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.

Política de Cookies Audi Consultoria Digital                    

O que são cookies?                    

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou ‘quebrar’ certos elementos da funcionalidade do site. 

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. 

É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.                    

Desativar cookies                    

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.                    

Cookies que definimos                                                                        

  • Cookies relacionados à conta
    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair. 
  • Cookies relacionados ao login Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mail 

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisas 

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.   

  • Cookies relacionados a formulários 

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura. 

  • Cookies de preferências do site 

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.   

Cookies de Terceiros                    

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis.
A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. 

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.                                               
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações sutis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.                                                    
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analizar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Audi Consultoria Digital oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  1. A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
    B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou casas de apostas legais (ex.: Betano), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
    C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Audi Consultoria Digital, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações                    

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.                    

Esta política é efetiva a partir de Augusto/2021.