Na era digital nenhuma pergunta fica sem resposta, basta perguntar para o Google: “O que é SEO e para que serve?” , e pronto, a informação está ali como num passe de mágica!
Esse mecanismo de busca pela Internet influenciou, e muito, o comportamento das pessoas, ou melhor dizendo, dos usuários, não é mesmo?
O hábito de pesquisar no Google se transformou em oportunidade de negócio, e é para isso que o Marketing Digital, e, mais especificamente o SEO serve.
A sigla SEO é a abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization, que consiste em uma técnica de otimização dos mecanismos de busca.
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, a tendência é clicar logo nos primeiros resultados da busca, por isso, todos querem estar no topo dessa lista.
O objetivo do SEO é posicionar o seu site ou um blog entre os primeiros resultados dos Google ou Bing para que ele possa ser facilmente encontrado pelos clientes em potencial.
Diferença de SEO e SEM
A principal diferença entre o SEO e o SEM – Search Engine Marketing, é que este último abrange um leque maior de técnicas para posicionamento nos motores de busca, incluindo os métodos não orgânicos ou pagos como Google Ads.
O que não é SEO: técnicas de black hat
Com a transformação digital e o avanço da tecnologia, novos comportamentos surgiram, e, por esse motivo, o Marketing Digital acompanhou esse movimento com o intuito de gerar negócios.
No entanto, como em diversas áreas, sempre há aqueles que buscam “atalhos” e formas mais fáceis de atingir um resultado, ainda que não seja a forma mais correta.
É o caso do Black Hat SEO, uma técnica de manipulação do ranking do Google, uma forma ilegítima de alcançar um bom resultado nos mecanismos de busca.
A forma mais comum de Black Hat SEO é incluir palavras-chave e links nos sites para melhorar as posições no ranking artificialmente, ou seja, sem criar um conteúdo relevante de fato.
Uma das práticas mais conhecidas de Black Hat SEO é a “keyword stuffing”, que consiste em repetir diversas vezes propositalmente uma palavra-chave no texto para forçar o algoritmo do Google a reconhecer sua relevância e posicionar melhor o conteúdo.
Principais Fatores de Ranqueamento
O Google não torna público quais são seus fatores de ranqueamento, estima-se que eles sejam mais de 200.
No entanto, sabemos que alguns deles são determinantes para aparecer nas primeiras posições nas buscas.
Qualidade do Conteúdo
Quando o assunto é Marketing Digital, o termo relevância é muito utilizado, mas o que faz o conteúdo ser relevante é a sua qualidade.
Conteúdo original, completo e útil, para o usuário sanando todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Performance da página
O tempo de carregamento da página é um fator que influencia muito no ranqueamento.
Os usuários da Internet querem respostas rápidas, e o dia a dia das pessoas é corrido, por isso, o tempo é o ativo mais valioso.
O site não deve levar mais de 2 segundos para carregar, para que o usuário tenha uma boa experiência ao navegar por ele.
Palavra-chave
As palavras-chave têm uma função relevante na estratégia de SEO On Page e claro, influenciam no ranqueamento.
O ideal é usar palavras-chave nas páginas do site para ter uma boa indexação, mas não exagere, lembre-se que o “keyword stuffing”, é considerado Black Hat.
Como funciona mecanismos de busca

Os mecanismos de busca funcionam com algoritmos de rastreamento e indexação das páginas para apresentar o melhor resultado para os usuários.
A função deles é criar uma lista de sites por ordem de relevância, e para isso diversos fatores são considerados, como já falamos, qualidade do conteúdo, performance da página, uso de palavras-chave etc.
Para que seu site apareça nas primeiras posições, ele deve ser considerado pelo algoritmo do Google com um dos mais relevantes para determinada palavra-chave.
Por isso, adotar boas práticas de SEO ajudam muito o site a estar nas primeiras posições do Google.
Como começar o SEO ainda hoje
Aqui vão algumas dicas para você começar o SEO ainda hoje!
- Otimize os textos do seu site, comece pesquisando palavras-chave em ferramentas como o SEMrush para pesquisar e identificar as palavras-chave mais usadas no seu nicho de conteúdo.
- Com o SEMrush também é possível identificar as palavras-chave usadas pela concorrência, basta pesquisar o site ou domínio dos seus concorrentes e saber quais são as palavras-chave mais usadas por eles.
- Pesquise também as palavras-chave que levam os usuários a encontrar a sua página, você pode fazer isso usando o Google Analytics. Essas informações são valiosas pois é possível conhecer quais as palavras-chave que movimentam um site, e isso vale tanto para o tráfego orgânico quanto para o pago.
- Com as palavras-chave em mãos comece a produzir conteúdo de interesse do seu público-alvo e defina prioridades para cada um deles. Monitore o desempenho do seu conteúdo verificando o posicionamento do seu site conforme as palavras-chave escolhidas. Essa técnica permite ainda que você otimize os textos que já estão no seu site sem que seja preciso criar um conteúdo novo para determinado assunto.
Agora que você já conhece uma estratégia básica de SEO, que tal fazer o diagnóstico do seu site e começar a colocar o SEO em prática?
Para não errar na sua estratégia de SEO, nada melhor do que contar com o olhar de um especialista para enxergar esses fatores e montar a estratégia ideal, certo?
Para isso, você pode contar com o apoio da Audi Consultoria Digital para obter os melhores resultados para o crescimento orgânico do seu negócio.
Posts Relacionados
-
Auditoria de SEO: Como fazer
Sabia que o seu site precisa de uma auditoria de SEO periodicamente? Afinal, isso vai…
-
Como ranquear meu site no Google - Passo a passo
Com certeza, você já deve ter se perguntado “Como ranquear meu site no Google”. Afinal,…
-
Qual é o papel do SEO no Growth?
O que é SEO no Growth? O crescimento é o principal objetivo de toda empresa,…