Uma das perguntas que todo social media provavelmente deve se fazer é: como conquistar a atenção e criar conteúdos e campanhas relevantes para o meu público?
Eis a resposta: tudo tem que estar focado em PESSOAS. Desta forma, nós unimos o que queremos dizer + conteúdo relevante + o que os clientes estão interessados.
A resposta pode parecer ser simples, mas não é uma tarefa fácil. Existe um trabalho de planejamento árduo e com viés estratégico que precisa estar atrelado a questões que vão além de números de seguidores ou cliques. O compromisso aqui é com pessoas.
Por isso, é muito importante compreender como o usuário se comporta em cada rede social para criar um conteúdo relevante e construir um relacionamento intenso com o público.
Aqui no Mercado Bitcoin, sou responsável por todo planejamento estratégico dos nossos canais, que sempre passam por: engajamento, relevância, propósito e experiência. Não tem como criar algo relevante que não esteja atrelado a esses pilares básicos.
Cada pessoa ocupa diferentes papeis sociais e faz parte de muitos nichos. O planejamento precisa considerar essas variáveis, afinal, não estamos falando apenas para um público, mas para muitos públicos.
Por isso, separei algumas dicas que deram certo aqui e que talvez possam te ajudar. Lembrando sempre que cada player tem suas peculiaridades do business, o que deu certo aqui, pode não dar tão certo aí e vice-versa.
O que nós fizemos para crescer nossas redes sociais?
● Objetivo
Tudo começa com um objetivo. É aquela frase clichêzona, mas que vale sempre lembrar: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.” Nós sempre soubemos onde queríamos chegar com nossas redes sociais: ser a Exchange com o maior engajamento nas redes sociais e aumentar a presença da nossa marca. E é para isso que trabalhamos diariamente.
● Planejamento
Isso é requisito básico para tudo na vida e não seria diferente nas redes sociais. Planeje cada ação, cada post, cada copy, cada conteúdo.
● Faça testes
Desenhe hipóteses. Valide suas hipóteses. Defina seu plano de testes. E teste tudo o tempo todo. Depois defina o teste vencedor. Esse ciclo precisa ser contínuo.
● Branded
Neste post mostramos como apresentar a personalidade da nossa marca numa linguagem mais jovial e através de um conteúdo relevante num momento de real time que foi com o Oscar.
● Relacionamento e SAC
Nunca deixe nenhum comentário sem resposta, seja ele positivo ou negativo, aliás, não estamos isentos de ter reclamações no RA ou nas redes sociais, desde que as respostas sejam assertivas e rápidas. Óbvio que nenhuma marca quer isso, mas existem algumas situações que não dá para evitar, por isso amenize as negativas. E crie relacionamento com seus clientes, um bom case para se inspirar é o Nubank.
● Real time
Aqui mostramos como o real time precisa ser bem planejado, afinal, o que eu vou postar, será relevante para o meu consumidor? Meu seguidor vai compartilhar esse conteúdo também? Se sim, vá em frente, arrisque e faça algo novo e que faça sentido.
● Live
Sim, ninguém aguenta mais lives durante essa quarentena, o mundo virou uma live, mas não tem como negar o crescimento e engajamento delas. Segundo a consultoria americana Tubular Labs, especializada no segmento de vídeos na internet, indica que houve um crescimento de 19% nas transmissões ao vivo pelo YouTube no fim de março. Antes mesmo desta febre (necessária para o momento) tomar conta das redes sociais, nós já trabalhávamos com esse formato semanal no nosso Instagram. Semana passada, migramos a nossa live sobre o Halving para o YouTube e tivemos o triplo de pessoas assistindo simultaneamente, além de novos inscritos e a live também ficar disponível por mais de 24h.
● Vídeos
O vídeo foi uma das grandes apostas de 2019 e continua sendo uma das maiores tendências de marketing para este ano. Por causa de sua facilidade em ser consumido e diversas possibilidades de formatos, eles são o formato de conteúdo preferido pelos usuários na hora de consumir informações. Por isso, semanalmente lançamos novos vídeos no nosso canal.
● Entrevistas
Um dos vídeos que mais teve engajamento nas redes sociais foi esse aqui. Uma entrevista com um advogado sobre como declarar criptoativos no IR. Além de estarmos antenados em relação ao assunto do momento, trouxemos um especialista para tirar as principais dúvidas dos nossos clientes. Sabemos que cada vez mais as redes sociais se aproximam de formatos televisivos, por isso entrevistas dão tão certo.
● Personalização do conteúdo
Através do nosso monitoramento, BI e Analytics, sabemos quais são os assuntos que nosso público mais se interessa, os canais que eles mais utilizam e com isso personalizamos nosso conteúdo para que estejam atrelados aos interesses deles. Seja via rede social, blog, YouTube ou e-mail. Sendo assim, todas as nossas ações estão sempre pautadas em dados, somente desta forma é que conseguimos contar histórias com ação digital.
● Storytelling para stories
E por falar em contar histórias… um dos canais em que os brasileiros mais consomem conteúdos, é no Insta Stories. Por isso, jamais poderíamos deixar de criar ações específicas para este formato. Ações que vão desde mostrar os bastidores da empresa, rostinhos conhecidos, enquetes, perguntas e respostas, etc.
“Marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sobre as histórias que conta”
(Seth Godin).
● Influenciadores
o BBB está aí para mostrar o poder que um influenciador tem. E, não é segredo para ninguém que investir em influencers é investir num formato que gera impacto, desde que a escolha do influenciador seja assertiva.
Se eu pudesse acrescentar mais uma dica (que nós ainda não fazemos, mas quem sabe em breve, né?) seria a criação de conteúdos em áudio. Os usuários estão em busca de experiências mais rápidas e querem consumir conteúdos relevantes em qualquer lugar, a qualquer hora. De acordo com um estudo encomendado pela plataforma de streaming Deezer, o podcast apresentou um crescimento de 67% somente em 2019. Quem sabe não seja a hora de aumentar o alcance da sua marca com conteúdos relevantes para o seu público através de um podcast?
Bom, essas foram algumas das poucas dicas para que você possa refletir se faz sentido pra você, para sua marca. Nós, os planejadores, precisamos sempre atualizar o nosso modo de pensar, de projetar, de se organizar, de agir, para estarmos aptos a influenciar o resultado. Uma marca hoje se constrói pelo valor e experiência que ela causa no usuário. Por isso, lembre-se SEMPRE de colocar o usuário no CENTRO de tudo.
Existem marcas incríveis que fazem isso brilhantemente, como por exemplo: Magazine Luiza, Netflix, Burger King, Natura, Mercado Livre e Apple. Não é a toa que elas estão performando melhor, entre os usuários das plataformas de social media, em tempos de Covid-19.
Para ter uma crescimento digital pro seu negócio, fale com a gente.
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